quinta-feira, janeiro 12, 2006

Cidadania - a nova descoberta no país dos mudos

Naquele país, agora reinam os mudos. Deve ter-se tratado de uma adaptação genética, fruto de mecanismos de selecção natural. Depois de cerca de 50 anos de mutismo, ficaram surdos. Ouvir de nada lhes servia, já que não podiam falar. Pouparam assim uma função. Os mudos dão aos lábios, mas os sons não saem. Fazem apenas que falam, sem dizerem rigorosamente nada. Depois são os eleitos dos surdos. Como sempre acontece nestes processos, há uns quantos que não adquirem a tara e neste caso, alguns continuam a falar. São os marginais. Necessariamente condenados ao insucesso (segundo as sondagens) pois, no país dos surdos, só a voz dos mudos pode ser ouvida.
Naquele país, não ficaram apenas surdos. Também ficaram sem gosto. Até se diz que é uma pátria de desgostosos.
Naquele país, além de surdos e sem gosto, também perderam o tacto. Incapazes de se sentirem apalpados, continuam a sê-lo à fartazana, mas já não sentem e muito menos ainda lhes resta a vontade de apalpar alguma coisa.
Aliás, naquele país, alguns até já nem querem ver, o maior desejo que têm é mesmo ignorar a realidade. E, assim, avançam determinados para a cegueira.
Naquele país, o imobilismo cresce, a podridão avança, lançando um cheiro fétido no ar. Alguém já disse mesmo tratar-se de um pântano. Mas, naquele país, também já perderam o olfacto. Uma adaptação fundamental para se poder viver no meio da podridão.
Naquele país, foram-se já os sentidos todos. Resta só saber se faz sentido um país onde os que lá estão já não têm sentidos.
Como no Astérix, contudo, naquele país, ainda há, num cantinho, um quadrado que resiste. Um grupo de cidadãos que escapou a esta epidemia de liquidação dos sentidos. Segundo as vozes da ciência, terão em circulação uma substância (cidadania), recentemente (re)descoberta, que os protegeu e lhes permitiu resistir e continuar a serem Cidadãos. Esperam conseguir disseminar esse produto a muitos outros, ressuscitando-lhes os sentidos, a tempo de evitar, uma vez mais, a vitória dos mudos.

2 comentários:

Ana disse...

Muito bom! Qual Saramago!?!

:)

Anónimo disse...

gostei!
N posso concordar mais. A inteligência, a lucidez, a solidariedade, mesmo qd adormecidas, são imorredoiras. Agora deixa-me dizer: estarão no quadrado, mas temos de considerar uma geometria mais abrangente...