quinta-feira, setembro 23, 2004

Jogos

Uma consulta pode também ser um momento de observação privilegiado. Às vezes acontece um jogo cruzado de observações em que a conversa começa a esbater-se e nos focamos basicamente na análise das reacções do doente ou dos acompanhantes e na ideia que fazemos do que estão a pensar de nós. Tentamos adaptar-nos e através da conversa melhorar o conforto que podem usufruir da conversa. Muitas vezes, a consulta deixa de ser uma análise técnica que termina numa tomada de decisões e, muito mais do que isso, fica este jogo. Por isso, temos a certeza de que nunca poderemos ser substituídos por um qualquer programa e esse facto garante—me algum conforto.
Na verdade, esta actividade, é do prazer deste jogo que precisa. A dificuldade é saber transmitir este prazer a quem tem de se dedicar a esta profissão; muitas vezes mais embrenhados em pormenores técnicos de diagnóstico e tratamento, esquecem esta coisa simples que é ser-se pessoa em relação com outras pessoas.

2 comentários:

Anónimo disse...

gosto muito quando falas das coisas simples :)
Ana B

Nina disse...

Um ser humano, mais do que de seu conhecimento técnico, precisa de um outro ser humano que o reconheça, legitime seu sentimento e o acolha amorosamente.
Além do seu saber, meu amigo, você lhes oferece este reconhecimento amoroso. Este era o médico que Hipócrates preconizava desde os tempo antigos.
Parabéns. Um abraço carinhoso
da Nina.