segunda-feira, julho 01, 2013

Lá vai um

Andava eu ainda à procura de uma bilheteira na estação de Entrecampos, quando ouvi ocasionalmente uma voz meia de triunfo dizer ao telefone móvel, então sabes a novidade? O Gaspar demitiu-se. Incrédulo, consultei o Tablet e no sapo.pt estava a confirmação, logo reconfirmada na TSF e no Expresso. Sorri. Na altura quase liguei umas buzinadelas à notícia, mas terá sido coincidência e correspondido a alguns daqueles ralhetes de condutores em cruzamentos. Ainda assim, aliviado, sentei-me no meu lugar.
Na aproximação a Vendas Novas, os meus vizinhos de carruagem, dois alentejanos de Beja que vieram a consultas da coluna aos hospitais de Lisboa, tinham parado de falar das suas aventuras com os clínicos indecisos entre operações e esperar mais algum tempo. Um debruçado sobre o telemóvel, disse monotonamente, diz aqui que o ministro das Finanças se demitiu. Resposta do outro, vai comer para outra manjedoura, esses nunca ficam a perder e depois vai para lá outro igual. Pois, anuiu o primeiro.
Há uma desesperança e confusão em tudo isto, a impotência ensinada durante o fascismo inseriu-se na genética da gente. A propaganda do tudo igual vomitada diariamente nos media, nas análises superficiais e emocionalmente catastróficas, arrasa toda a reflexão e raciocínio lógico ou a criação de possíveis estratégias. Demitidos, ficam à espera. Como a grande maioria, que noutros tempos também ficou à espera de algo, que surgiu em abril de 74. Mas surgiu porque uns quantos se tinham mexido entretanto. Curiosamente, os mesmos que agora vão organizando manifestações e greves que, diz a propaganda oficial e o subconsciente contaminado, não servem para nada.

Sem comentários: