domingo, março 20, 2005

Apesar da América

Um dos lados definiu o lado do Bem e o lado Mal. Com a força, impôs a sua Ética. Por ela fez a guerra. Partiu, destruiu, matou, continua a matar e para cúmulo diz que libertou. Impôs a sua democracia. Muitos milheres de mortos depois, esta acção continua a ser imoral. Nem o argumento da legítima defesa, o instinto da sobrevivência, se comprovou. Era mentira! Sabendo que os seus serviços de informação não são ingénuos, resta a hipótese da mentira orquestrada.
Disto tudo resta a constatação de que o Bem referido é o de alguns, é relativo, e novidade, é construído sobre o poder, apoia-se na força. Claro que é um Bem contra o Bem dos outros e que a Moral está acima destas contingências da força. Optimista, continuo a crer que a Moral ganhará um dia. Um dia, quando será? Fico, claro, incomodado sabendo que não sou eu quem paga a factura mais pesada. Antes pelo contrário. Mas este estilo impede-me de viver bem. Tenho outra Ética, possivelmente, mais de acordo com a Moral. A globalização deveria ser também um tipo de imposição da nossa Moral. Para isso, haverá contudo, que continuar a luta contra a vontade que eles têm de manter um mundo desigual e injusto. Paradoxalmente, um mundo onde eles também são miseráveis. De uma miséria que ultrapassa toda a pobreza imaginável. Magnífica a forma como o Clint Eastwood mostra esta miséria (entre tantas outras coisas no Million dollar baby). A miséria é aquela pobreza sem esperança, o desesperança total, a maldade latente nas suas vítimas. E no fundo, sabe-se que são eles que estarão disponíveis para irem a todos os Iraques fazer o que os mandarem fazer. Um exército de miseráveis, desumanizados, prontos a todo o Mal.
Nós resistiremos, com a satisfação de lutarmos pela nossa hipótese de uma história diferente, mesmo que um qualquer golpe baixo, traiçoeiro nos paralise. É a nossa possibilidade de estarmos vivos, a nossa justificação de aqui estarmos este tempo em que cá andamos. E resistiremos sempre porque temos muito mais esperança do que medo.

Sem comentários: