quarta-feira, outubro 06, 2004

Cuidado!

Hoje fiquei preocupado. Fiquei sem as missas de domingo à tarde e ainda nem percebi porquê. parece que alguém do Governo não gosta de ouvir o seu correligionário falar na TVI. Parece que quer pluralismo. Que quererão eles? Alguém do PC no exercício do contraditório? E que terá feito a direcção da TVI suspender o programa? Alguma ameaça ou terão caído as audiências e a missa já não justificava o investimento. Posso pedir o exercício do contraditório face a um programa de opinião imbecil que está a ser gravado numa quinta, onde me parece haver um burro que faz a diferença? Ou pensam que isto não é um programa de opinião, em que é feita a propaganda do Governo? É, é! Dá para manifestarmos o nosso repúdio face a esta lei da rolha?

Escrito na ponte dos dias:

5 de Outubro
Quero mais!

Viva a República! O Presidente fez hoje um discurso necessário. O Primeiro Santana gostou. Agora, eu gostaria que na altura do Orçamento para o próximo ano, o Presidente fizesse outro discurso, ao qual o Santana não achasse graça nenhuma. Estes tipos começam a ser perigosos, as faltas são repetidas, os cartões amarelos não chegam.

4 de Outubro
Ponte
O PM Santana sabe como elas se fazem. Não, não estou a falar das Santanetes... Este país está uma confusão, tudo o que será num dia, deixa de sê-lo no dia seguinte, ninguém se entende, toda a gente fica à espera do desmentido. O pior é que as pessoas começam a falar e é urgente distraí-las. Que melhor estratégia para se deixar de falar das aulas que ainda não começaram do que criar uma ponte e pôr toda a gente a falar da ponte? Que alívio, uns apoiarão porque lhes sabe bem, outros moralizarão pouco convencidos ou apenas para chatear, mas por momentos, o Congresso de PS deixa de existir, as escolas estão bem e esperemos por logo à noite para ver as imagens de felicidade nas praias do Algarve. Entretanto, adensa-se a campanha contra o público. Os trabalhadores do privado ficam felizes, porque afinal, uma vez mais, eles mostram quem são os bons, quem trabalha nesta terra. O país fica feliz de uma maneira ou de outra. E desta vez, um zeloso funcionário do Diário da República, apressando-se a publicar o despacho da ponte, inviabilizou a correcção da notícia no dia seguinte. Afinal a ponte só existiu porque esse funcionário público, funcionou. Desta vez acabaste por tomar uma decisão que durou dois dias, Grande Santana!

3 de Outubro
O teleponto

A partir de hoje, temos um novo programa de gestão deste país. Temos dois programas de gestão, não são dois programas políticos, nos objectivos são completamente iguais, ambos fadistas, conformados com o estado de coisas. Agora nem os estilos serão diferentes, os dois em breve usarão o teleponto e nem pensam quem escreve o texto tão empenhados estão em papagueá-lo. No fim, perguntam, então saiu bem? Ninguém está preocupado com o texto, mas com a forma como saiu. As preocupações das gentes são outras, a pobre Joana desaparecida, ou o que se passa numa quinta que agora há, onde os animais foram entregues à bicharada.

2 de Outubro
Fotografias

Perdi hoje a segunda fotografia que gostava muito de ter feito e nunca farei. A primeira foi há uns anos em Amsterdão, quando um vento súbito destapou as pernas longas de uma holandesa, de bicicleta a caminho não sei de onde. A saia ficou esvoaçando por baixo da cara num instante curto e irrepetível. Hoje foi aquele miúdo, franzino, de cabeça e tronco enfiados na fenda da caixa de recolha de roupas usadas. As pernitas, curtas, penduradas por fora, a ânsia, comprida, de umas calças ou uma camisola.

1 de Outubro
Virtual ou real?

Pois, a senhora Ministra até parece ser boa pessoa. Aqueles trejeitos de boca com que responde instintivamente aos jornalistas são uma delícia. A senhora até gera alguma ternura. Fica sempre a pensar antes de responder, apetece-lhe dizer, estes estupores só me querem é apanhar, cuidado Maria do Carmo, não te deixes espalhar, bolas no que eu me meti, isto da política, afinal, é muito mais complicado do que eu pensava. Pois é, não basta ter ideias para fazer coisas (será que tem?), ter boa vontade. Estamos no tempo em que os Schwarzenegers são governadores, no tempo dos Santanas e dos Sócrates. Esta pobre não fez teatro nem cinema, as câmaras e os flashes apavoram-na. Desfaz-se em esgares, mas não apetece atacá-la, ela está a léguas dos Portas e Bagões, é simples. Foi apanhada numa enxurrada e lá se foi desempecilhando.Inspirada por um dos fazedores de imagens do seu Governo, convenceram-na que poderia fazer esquecer a bagunça da colocação dos professores com uma operação de imagem em que mostrava a adesão à banda larga nas escolas, o que seria até um tema interessante de conversa pela positiva. Mas não, os nossos jornalistas gostam é de conversa pela negativa, pôr em cheque, se possível demitir um ministro e nem interessa quem seja. Demitir um ministro é do melhor que há para qualquer redacção. Imagino que se sobe na carreira quando se deita abaixo um ministro. Coitados, esquecem-se que sempre que cai um, logo vem outro...Mas voltando à senhora, dá dó quando se sai com aquela frase de que as aulas começaram virtualmente na maioria das escolas. Bolas, é azar! Há uns dias mostrava-nos a sua opção pelo manual face ao digital, agora satisfaz-se com o virtual. Foi o que disse, eu sei que ela, lá no fundo, preferia que as aulas tivessem realmente começado em todas as escolas, mas as câmaras baralham-na e põem-lhe na boca coisas que ela, realmente, não quereria dizer. Fraco, muito fraco mesmo, foi a ideia de pôr um ministro a ajudar a senhora. Contribuiu só para tornar a sua imagem mais frágil. É uma pena (será?), mas um dia destes a senhora desiste e vai para funções mais tranquilas.

Sem comentários: