segunda-feira, setembro 15, 2003

País longe

Os suecos querem manter-se fora do euro. Mas mais importante que isso, fiquei a saber que naquele país votam suecos, chineses, indianos, portugueses, quem lá vive e trabalha. Ou seja não há Portas fechadas a separar uns dos outros, nacionalismozinhos pequeninos. Assumem-se globalmente naquela ideia utópica que tenho de ser Terreno. Quanta energia se pouparia. Mas o não no referendo não deixa de me parecer contraditório, tanto mais que algumas forças da dita esquerda, apoiaram esta atitude. Haverá receios de perda de independência face às decisões económicas da Europa? Contraditório ou a abertura é uma miragem?
É um país estranho, frio, de grandes noites e dias intermináveis. Onde os políticos insistem em ser pessoas normais, sem segurança e são misteriosamente mortos. E por que há suicídios no Paraíso?
Há com efeito, alguma irrealidade naquelas paragens. Falta de sofrimento real que ainda assim será preferível a um sonho lúcido? Vi ontem o Vanilla sky, um filmezito apesar de tudo com essa mensagem.

Sem comentários: