segunda-feira, janeiro 29, 2007

Babel

Num mundo de muitas línguas, verificamos que não são elas o que nos divide e impede de comunicar. Neste mundo de Babel entendemos até os mudos, que nos entendem a nós. A comunicação entre os homens é perturbada mais pelo sítio onde nascem do que pelas línguas que falam. Como homens nos entendemos de uma forma ou outra, lendo lábios, gesticulando, encontrando algum intérprete. Muitas vezes é entre os que falam a mesma língua que surgem as diferenças de compreensão, pelas diferenças sociais em que estão. Depois há esse espaço mágico de entendimento que é a família. Será que é o que resta de entendimento num mundo global, onde a facilidade dos meios de comunicação sincroniza a notícia do deserto ao Japão, sem facilitar a comunicação entre as pessoas?
A denúncia da América básica é outro dos pontos fortes deste filme onde se vê a consciência dos americanos relativamente à antipatia do mundo para consigo e também a selvajaria dos comportamentos que New Orleans já há bem pouco tempo tinha mostrado ser infelizmente não só ficção.
Gostei muito, mas, ou muito me engano, ficará à porta dos Óscares. Mas isso também será o menos importante.

7 comentários:

Anónimo disse...

E o vencedor para o Melhor filme - Drama é....

... BABEL de Alejandro González Iñárritu (2006)

(in Globos de Ouro 2007)

Pois a mim parece-me que vai papar o Óscar também :p (é já meio caminho andado)

Anónimo disse...

E está nomeado para os seguintes óscares:

- Melhor Filme
- Melhor Realização
- Melhor Actriz Secundária
- Melhor Argumento Original

Parece-me de bom prognóstico... não??

Anónimo disse...

Alguem me explica o que são os óscares?

Anónimo disse...

Oscar ou Óscar, ou mais formalmente, Prémios da Academia (em inglês Academy Awards) é o nome pelo qual são popularmente conhecidos os prémios da Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Los Angeles...

n percebi :|

FB disse...

Já agora se me posso juntar ao Forum, o que é a Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Los Angeles, uma agência de marketing?

Anónimo disse...

nem mais :p

mas eu nunca disse (e isto serve para os dois) que um oscar significa alguma coisa de muito espectacular...pelo menos para mim!! Ou seja n gosto mais ou menos de um movie pelo nº de oscares que tem/vai ter... got it?

só me limitei a comentar a tua última frase... :p

Graca disse...

Talvez a dita Academia acerte (as vezes calha...) e este ganhe. Bem merece. E alem do mais entra a 'nossa' Cate ! Vale a pena ganhar Oscares quanto mais nao seja para conseguir financiar projectos futuros... No meio daquela Babel toda uma das coisas que mais angustia e ver como falar a MESMA lingua nao ajuda necessariamente a comunicacao quando nao ha desigualdade de poder entre os participantes, ex. policia marroquino / pastor marroquino etc.