segunda-feira, maio 16, 2005

Um combate de todos os dias


Um combate de todos os dias. Posted by Hello
Pois é, a obesidade é um combate que muita gente tem de travar diariamente, sem tréguas e sem recurso a armas de destruição maciça dos adipocitos. Não existem tais ferramentas! Apenas, o controlo preciso do equilíbrio entre o que comemos e o que gastamos. É esse o caminho!
Mas para o percorrermos é necessário combater quem nos educa mal, quem nos perverte os gostos e os hábitos, quem nos estimula a consumir sem parar desde muito jovens. Teremos de combater quem nos impõe ritmos de trabalho em que se não podem fazer as refeições que é necessário fazer, quem nos não permite intervalos de relaxamento, quem nos aponta sempre o dever do sacrifício face à D. Economia. Teremos de lutar por cidades onde possamos caminhar, sem carros sobre os passseios, com pistas para nos deslocarmos, onde não haja a necessidade diária de nos arrastarmos até ao trabalho e, depois, até casa ao fim do dia. E termos espaços e segurança para sairmos à noite e irmos até ao café, conversar com os amigos depois de não termos tido um dia de trabalho arrasador e gerador de mau humor, isolamento, sedentarismo, depressão.
Pois é, no próximo sábado vai haver um DIA DE lUTA CONTRA A OBESIDADE. Mas essa luta só será ganha se, diariamente, tivermos muitas outras lutas. As lutas fundamentais contra as causas da obesidade e de muitos outros males.

Sem comentários: