quinta-feira, maio 12, 2005

Dia da Libertação dos Impostores


 Posted by Hello
Acaba de me ser enviado por um Banco, um mail, que me refere um novo conceito económico criado numa Faculdade de Economia Portuguesa: O dia da libertação dos impostos. Rapidamente, é o dia a partir do qual deixamos de pagar impostos e passamos a ganhar para nós. A notícia é-me dada com um comentário laudatório da Santa Economia dos Estados Unidos, que diz exactamente que «quando nos comparamos com os Estados Unidos da América, podemos verificar que em média, um contribuinte americano irá trabalhar menos 41 dias para pagar os seus imposto do que o contribuinte português». Curiosamente, num gráfico apresentado, verifico que depois da Irlanda, somos na União Europeia quem tem menos dias de trabalho para pagar os Impostos. E o gráfico não mostra aqueles que, entre nós, nem chegam a trabalhar um único dia para pagarem os Impostos que deveriam... São claramente, os mais trabalhadores, os que odeiam tanto o Estado, que já se instalaram por conta própria na nossa economia.
Depois desta novidade, surgiu-me uma ideia que vendo de barato aos investigadores da dita Faculdade. Criem o conceito do dia da Libertação dos Encargos (que saem directamente do bolso dos índigenas) com o Pagamento da Saúde, da Educação, dos Encargos com a Reforma, etc. e digam-me em que lugar ficam os Estados Unidos e países onde os desgraçados dos habitantes são actualmente escravizados pelo Estado opressor, como a Suécia ou a Dinamarca.
Esta divulgação está obviamente inquinada por conflito de interesses. Estes banqueiros acham muito melhor que lhes compremos seguros de saúde ou complementos de reforma do que paguemos Impostos ao Estado. Será uma forma de nos controlarem melhor e continuarem a ficar cada vez mais ricos à nossa custa. Continuo à espera que nem o Espírito Santo lhes valha nesta tão nobre causa. E já agora que nem o Nobre valha ao Espírito Santo, em causas aparentemente menos nobres.
No que me for possível, continuarei à procura do Dia em que me livrem de impostores, o dia em que esta ciência mude e todos acordemos finalmente.

Sem comentários: