quarta-feira, fevereiro 04, 2004

Nuvens negras

Luís Delgado, no Diário digitalde hoje afirma, a propósito do sistema eleitoral americano, que «Existe um problema, contudo: a abstenção é a maioria, o que significa que o homem mais poderoso do mundo é eleito, afinal, por cerca de 25 por cento dos americanos». E eu não acredito que ele esteja convencido do que diz. Ele deve saber muito bem que quem manda não é um homem, mas uma série de companhias que escolhem um representante para fazer que manda. Mas alguém ainda acredita que o poder está concentrado num homem?
Mas o problema não fica por aqui e é bem mais grave. Segundo o mesmo a eleição do Imperrador Americano são favas contadas: entre um presidente em exercício e que já deu provas de não temer os desafios, ou um democrata receoso e desconhecedor, os eleitores tenderão a escolher o mal menor, George Bush, por muitas dúvidas que possam ter.. Realmente ele não teme desafios, ninguém o desafia. Nós é que tememos os desafios deles, da paranóia deles, da visão de armas imaginárias onde lhes apetece vê-las e por aí fora.
Fico, ainda assim, com a secreta esperança que desta vez este palpite de LD tenha o rigor dos anúncios que tem feito da retoma da economia...
Finalmente, como se diz na anedota, se estes gajos mandam no mundo, vamos é reivindicar poder votar para o Presidente!

Sem comentários: