quarta-feira, julho 09, 2008

Os assimilados

Assisti há dias à tristeza e protesto de uma aluna que acabava de ver a sua nota de Matemática. Tinha tido 20 no exame do 12º ano e estava inconsolável e revoltada, porque o exame foi demasiado fácil e dessa forma, ela que era «aluna de 20 a Matemática», não pode distinguir-se dos outros que, assim, também tiveram 20... Pela mesma altura, vejo em grandes parangonas na Sala de Alunos de Medicina, o protesto contra o alargamento das vagas de acesso. Protestam, porque o ensino pode degradar-se. Há sempre bons motivos para o protesto, nunca as coisas se protestam pelas razões por que se protesta, mas apenas pelas boas razões.
Noutros tempos, na mesma sala, lutámos contra a criação do numerus clausus... Os tempos mudam e com eles as vontades das gentes. A avenida colectiva que se queria parece agora substituído pela vereda estreita onde só eleitos caminharão. E os outros? Triturados ficarão para as tarefas menores. É um modelo de desenvolvimento a que cada vez mais os poderosos, os que acedem aos media, podem louvar assimilados que estão pelo sistema. Pessoalmente, custa-me que uma aluna de 20 a Matemática, não tenha outro nível de reflexão e se fique pela produção de excelentes notas na antevisão de ser uma máquina de sucesso. Será que o mundo que persegue é o mundo em que gostaria de viver ou tudo não passa da impotência de mudar? Estará uma aluna de 20 a Matemática condenada a ser assimilada?

1 comentário:

Anónimo disse...

Muito bom!!!!

Mas até parece que é novidade.. trabalhas num Hosp univeritario e não ves os alunos que por ai andam q que se consideram pequenos Deuses? Porquê alargar o Olimpo? quantos menos melhor... como muitos (se não a maioria) estão ai pelos €s quanto menor for a oferta de medicos... :p

é triste mas é muito assim...
Beijos