sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Modelos

Há uns separadores de promoção na SIC Notícias onde se promove a estação com a participação bem humorada de algumas das nossas celebridades (não os consigo referir pelos nomes porque já me esqueci, desculpem...). É uma cultura muito em voga esta da promoção dos que saltam mais alto, batem mais forte na bola, aceleram melhor. Pelo contrário ninguém ousa falar de tipos como o Jorge Calado, que ainda ontem mostrou na Gulbenkian o que é ser-se grande, o que deveria ser modelo. Há uma falsa proximidade do povo relativamente aos primeiros e uma fatal distância para os segundos. Por isso os primeiro induzem a ilusão, os outros a frustração, os primeiros a facilidade, os outros a realidade e o trabalho. Dos primeiros ninguém saberá daqui a 10 anos os nomes, os outros serão recordados daqui a muitos.
É que as mensagens querem-se alienantes, emotivas, com tudo o que possa afastar a mais breve reflexão. Nos dias em que andamos, reflectir é subversão, algo que deve ser evitado de todas as formas. Mostrem-nos as lágrimas e os risos dos outros para que não nos passe pela cabeça rir ou chorar e nos limitemos a andar por aí, máquinas obedientes.

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