segunda-feira, novembro 28, 2005

Uma mão cheia de notícias

Paulo Bento começou a animar-me o dia logo pela manhã: «O todo é maior que a soma das partes». Desta forma, iniciamos uma revolução na matemática cujas consequências só o futuro poderá esclarecer, mas como dizia o outro mestre, prognósticos só no fim do jogo.
O Banco Alimentar reuniu mais nem sei quantas toneladas de alimentos em comparação ao efectuado no ano passado. Conclui-se pela generosidade do Povo português, nisto se incluindo Gente com ordenado mínimo e reformados, que sabem o que custa estar sem arroz em casa. Não sei se no tal Povo devem ser incluídos os proprietários das grandes superfícies, que lucraram com a venda do acréscimo de produtos. Mas também já sabíamos que eles são devotos da Economia muito mais que generosos. Não fosse isso disponibilizariam, gratuitamente!, umas quantas toneladas nestes eventos de solidariedade. Na verdade, preferem também engordar à custa da generosidade do tal Povo. Por isso, os excluo do grupo.
Não bastassem já estes acontecimentos fiquei a saber que se pagam 3 milhões de contos/ano de horas extraordinárias a médicos no hospital onde trabalho.
Algumas reflexões:
1. Se um médico ganhasse em média 6000 contos/ano (e não ganham, em média, nada que se pareça, pois a maioria não irá além dos 3000/ano!!!!), teríamos capacidade com essas horas extra de contratar 500 médicos (full-time!!!) para fazer esse trabalho ou seja teríamos quase uma equipa B do hospital.
2. Se pagam 3 milhões de contos de horas extra, o senhor Ministro anda enganado quando diz que há médicos a mais. Ou não será evidente? Horas extra, é porque os quadros não chegam para assegurar o serviço ordinário...
3. Como contribuinte, exijo que os gestores comecem a gerir... até porque hoje os trabalhadores que recolhem o lixo nas ruas do Porto iniciaram uma greve, porque parece que é ilegal pagarem-lhes um suplemento pelo trabalho que fazem. Explicando melhor, geralmente ganham cerca de 500 euros por mês dos quais 25% são o tal excedente ilegal... Portanto, Rio e companhia decidiram cumprir a Lei e querem pagar-lhes 375 €/mês. Depois não se admirem se o lixo se acumular e eles começarem a fazer fogueiras na cidade, mesmo antes do S. João. É que com estes chorudos vencimentos legais, a malta não tem dinheiro para o aquecimento central...

Sem comentários: