terça-feira, agosto 12, 2003

Fogos privados, despesas públicas

Este é um desabafo politicamente incorrecto, possivelmente cruel.
O país está a arder. Ao que parece porque se não tem cuidado bem da floresta. Quem não cuida? Desta vez não é o Estado (leia-se Governo) só. Está, nesta missão de não cuidar, acompanhado por mais 600000 pequenos proprietários negligentes. Pois é, a realidade nua e crua. E agora que a coisa deu para o torto, haverá que ir aos nossos impostos e pagar a factura. Quando vendem os pinheiros, possivelmente não declaram ao fisco. Agora, os pagantes, que paguem a crise! Duma vez por todas, terei que dizer que já estou farto desta coisa que só acontece porque são 600000 vezes não sei quantos votos. Os cidadãos proprietários individuais não querem ouvir conselhos de ninguém, a propriedade é sagrada, a floresta não poderá ser gerida colectivamente porque isso seria um atentado à santa propriedade privada. Há azar e venha o colectivo pagar a conta. E são campanhas de solidariedade com todos os músicos muito solidários a aparecerem na TV, muito jet-set da treta solidário. Quanto valem estes minutos de publicidade gratuita? Certamente, compensa bem a cantiguita despachada no meio da praça da solidariedade.
Porque não há corridas de solidariedade quando são despedidos os trabalhadores das empresas? Poucos votos? Classes diferentes, gente sem propriedade?
E o mais certo é continuarmos a respeitar a propriedade privada, as matas a continuarem por cuidar, as limpezas por fazer e depois, quando o fogo voltar, o público que pague!
Só falta um dia destes também virem pedir que paguemos o endividamento das famílias decorrente do crédito mal parado... Eu, às vezes, gostava de não ser deste mundo.

Sem comentários: