domingo, julho 30, 2006

Ainda não chega?

Cruz Vermelha contou 56 mortos em Qana, incluindo 34 crianças
30.07.2006 - 14h11 PUBLICO.PT, AP


O ataque aéreo israelita esta manhã em Qana, no Sul do Líbano, matou pelo menos 56 pessoas, entre as quais 34 crianças, segundo um balanço actualizado da Cruz Vermelha Libanesa.

O total de libaneses mortos por Israel na campanha em curso desde dia 12 sobre assim para mais de 500, disse também a Cruz Vermelha, citada pela AP. Informações anteriores davam conta de 51 mortos, entre os quais 22 crianças.

Mísseis israelitas atingiram um edifício em Qana onde durante a noite se tinham refugiado famílias, tornando este ataque no mais mortífero nesta campanha israelita, que suscitou generalizada condenação internacional.

Responsáveis da segurança libanesa, citados também pela AP, falam em 57 mortos, entre os quais 16 mulheres adultas, mas é possível que estes números ainda subam, pois os trabalhos de remoção de escombros ainda prosseguiam. Disseram também que num dos quartos do edifício foram encontradas 18 pessoas de duas famílias.

O ataque eleva o número total de mortos dos 18 dias de ataques israelitas para pelo menos 514. Além dos mortos em Canaã, este número os 403 civis anunciados ontem pelo ministro da Saúde, bem como 20 soldados libaneses e 35 guerrilheiros confirmados pelos militares e pelo Hezbollah


Fica a notícia toda. A chacina continua e deixá-la prolongar-se não será pactuar com a absolvição de Hitler, Stalin, Milosevic, Saddam? Qual é a diferença? Ou a intenção de matar crianças não será a de evitar futuros soldados inimigos? Genocídio, óbvio.
Que nojo de argumento é esse de que a culpa foi deles por não terem saído, pois tinham sido avisados? Que noção básica de direito é esta? Então agora, a culpa de alguém ser morto é do morto por não ter fugido antes que lhe tenham disparado em cima?

Sem comentários: