terça-feira, dezembro 27, 2005

Falou!

No Jornal de Notícias hoje:

Problema grave é o da deslocalização de empresas estrangeiras. Nessa matéria, o presidente pode ajudar?

Há uma coisa que pode ser feita em Portugal, que eu sei que já foi feita noutros países. Podia existir um responsável do Governo que fizesse a lista de todas as empresas estrangeiras em Portugal e, de vez em quando, fosse falar com cada uma delas para tentar indagar sobre problemas com que se deparam e para antecipar algum desejo dessas empresas se irem embora, para assim o Governo tentar ajudá-las a inverter essas motivações. Tem de ser um acompanhamento com algum pormenor que deveria ser feito por um secretário de Estado especialmente dedicado a essa tarefa.

Vai propor isso ao Governo?

Já o estou a propor aqui.

Onde é que isso foi feito?

Na Áustria, em relação a empresas que queriam mudar para outras paragens. Mas também noutros países, tenho a lista completa. Por outro lado, o investimento estrangeiro em Portugal está muito bloqueado. O presidente não pode fazer alguma coisa para ajudar a desbloquear? Se ajudar a aumentar o clima de confiança já faz alguma coisa. Esta é a fase em que Portugal devia concentrar o investimento estrangeiro nas chamadas médias empresas e internacionalizar.

O professor falou, finalmente. O professor propõe que se façam listas. A lista completa dos países ele já tem. Depois, o PR, segundo ele, nomeará um Secretário de Estado, que lhe irá fazer a lista das empresas. Feita a lista, adivinha-se o que se segue:
Pela madrugada, entram camiões TIR na empresa e sacam as máquinas. Na manhã seguinte, o Secretário consulta a lista e vai ao local. Está tudo vazio, o secretário confirma o nome da empresa, vai batendo à porta da Administração, mas só o silêncio lhe responde. Volta à tarde cabisbaixo e vai a Belém comunicar que eles já tinham deslocalizado. Vai ser uma lufa-lufa a fazer risquinhos na lista. Então criar-se-á a lista dos deslocalizados e põe-se nos jornais?
E assim seria este país se este professor fosse para Presidente. Primeiro, uma longa conversa com o PM, depois elaboração de listas sem fim e ordens do que se deve fazer. Melhor, vai dizer nos jornais (que ele não lia quando era PM) o que deve o Governo fazer. Na mesma entrevista, explica também que a equipa é boa, mas que ele será melhor treinador (raramente se engana) que o actual PR. É Cavaco no seu melhor! Claro como a água.
É disto que é preciso, que o professor fale para nos relembrar como é. Realmente. Será que o vão deixar dar mais entrevistas?

1 comentário:

Peliteiro disse...

Também foi Cavaco quem disse que há vida para além do défice...