segunda-feira, janeiro 19, 2004

Condições

A condição da mulher
A criança caiu a jogar à bola. Tem um galo na cabeça, mas o melhor é passar pelo Banco para livrar responsabilidades. Vem a mãe com a criança ao colo, com ar aflita. O pai alguns passos atrás, assiste à cena com ar de chefe de tribo. Muito bem, não parece ser nada de grave, é-lhe atribuída a prioridade Verde. Um rótulo para a criança, um rótulo para o acompanhante. Quem vai acompanhar, só pode ir uma pessoa? Em mais de 95% dos casos é a mãe que continua a acartar com a criança ao colo. O pai lá irá resignado para o automóvel, esperar que a observação termine. Difícil ser pai, não é? Acharão, que as mulheres têm maior poder de carga?

A condição dos doentes
Nos últimos dois meses teve alta duas vezes e está de volta. São as escaras, a tosse, a recusa alimentar, a desidratação. Devem pensar-se australianos, estes doentes boomerangues.

A condição dos médicos
Começar uma consulta às nove da manhã de segunda-feira deve ser considerado coisa de marciano. Posso chamar os doentes, que eles não estão. Lá mais para as 10 começarão a chegar e a dizer, não me diga que já tinha chamado. São os transportes, as filas de trânsito, sempre a mesma maneira de estar.


Sem comentários: