terça-feira, agosto 26, 2008

Fico Zon(zo)


Quando faço compras em Marraqueche já sei como é: regatear, é fundamental. Quando compro alguma coisa nos Estados Unidos, sei que o débito do cartão é sempre mais que o valor da compra (não põem à mostra o custos dos Impostos). Na Europa e em Portugal (que é uma terra que fica na cauda da dita), estou habituado a pagar o preço que me apresentam e sempre identifiquei isso como prova de civilização, de transparência e honestidade. Os tempos estão a mudar.
Depois de passar os olhos pelo site da empresa, dei conta que estava a pagar uma enormidade pela assinatura de um pacote triplo de fornecimento de TV, Internet e telefone, que tinha subscrito na PT Multimédia, entretanto rebaptizada de Zon (hoje percebi o sentido da mudança!). Em resumo, verifiquei que a prestação do serviço que tenho é feita aos novos clientes cerca de 25% abaixo do que estava a pagar!!! São os custos de ser um cliente fiel. Esta gente não premeia a fidelidade, privilegiando a caça ao novo cliente. Depois de meia hora a saltitar entre atendedores de call center ultra-especializados como diria o Engº Sócrates (na verdade são-no porque só sabem responder a uma coisa pequenina de cada vez e agarrados a uma lista de respostas, desabituaram-se de pensar), lá me encaminharam para alguém com quem já era possível um diálogo e me explicou que agora a Zon funciona como o mercado em Marraqueche: de tempos a tempos, o melhor é regatear e solicitar os descontos previstos, mas não automaticamente fornecidos aos clientes. E foi desta forma árabe de negociação que hoje reduzi a prestação à Zon em cerca de 20€ por mês!! Dito de outra maneira, a Zon estava a apropriar-se (qual a diferença para roubar?) mensalmente de 20 € à minha custa. Vezes não sei quantos, está-se a ver a geração de valor na Organização. Gerar valor, não é? Que produto acrescentaram? Nada, sacaram apenas os nossos valores, o que em linguagem corrente se diz, roubaram-nos! Estas coisas põem-me Zon(zo)!

1 comentário:

Anónimo disse...

é pena só te teres apercebido agora quando ja te expliquei mil vezes que c essa gente funciona assim:
aderes a primeira vez, fazes contrato de um ano com todas as vantagens q dao aos novos clientes, ao fim de um ano voltas a analisar on teu contrato e os da concorrencia e ameaças sair da zon se n te baxarem a mensalidade e ai eles fazem o que queres... com esta gente é assim q se lida... pena é n ouvires quem sabe :p