terça-feira, junho 10, 2008

Back to 1820

Esta notícia só pode ser uma de duas coisas, ou a chinesação da Europa ou a aceitação, finalmente!, da semana portuguesa dos 8 dias (ainda assim seriam 8 horas por dia e sem fim de semana, o que faria inveja ao Deus, pois, até ele, teve de descansar ao sétimo). A alternativa que resta é estar tudo louco e com saudades irreprimíveis dos tempos da Revolução Industrial.
Citando a Wikipedia:
Durante o início da Revolução Industrial, os operários viviam em condições horríveis se comparadas às condições dos trabalhadores do século seguinte. Muitos dos trabalhadores tinham um cortiço como moradia e ficavam submetidos a jornadas de trabalho que chegavam até a 80 horas por semana. O salário era medíocre (em torno de 2.5 vezes o nível de subsistência) e tanto mulheres como crianças também trabalhavam, recebendo um salário ainda menor.
A produção em larga escala e dividida em etapas iria distanciar cada vez mais o trabalhador do produto final, já que cada grupo de trabalhadores passava a dominar apenas uma etapa da produção, mas sua produtividade ficava maior. Como sua produtividade aumentava os salários reais dos trabalhadores ingleses aumentaram em mais de 300% entre 1800 até 1870. Devido ao progresso ocorrido nos primeiros 90 anos de industrialização, em 1860 a jornada de trabalho na Inglaterra já se reduzia para cerca de 50 horas semanais (10 horas diárias em cinco dias de trabalho por semana).
Horas de trabalho por semana para trabalhadores adultos nas indústrias têxteis:
1780 - em torno de 80 horas por semana
1820 - 67 horas por semana
1860 - 53 horas por semana
2007 - 46 horas por semana


E, de repente, mais de 180 anos depois, regressados a 1820!!!! Deve ser um filme de terror. Só pode.

Sem comentários: