domingo, abril 06, 2008

O Tomás e o Balaio

Das leituras de fim de semana noto a coincidência de dois temas sobre jovens contemporâneos, o Tomás e o Balaio. A notícia do Tomás está disponível no link da Visão, a do Balaio é publicada no Sol e não está acessível em versão electrónica. O Balaio tem 20 anos, aos 13 foi abandonado pela mãe que se prostituia, é amigo dos ciganos e está preso por ligações ao pequeno comércio da droga e por roubos para alimentar a dependência. Tem um olhar vivo e fura-vidas. Mas tem a vida furada. É Balaio porque já o pai andava de balaio (cestinha) a acompanhar a mãe na venda do peixe e por causa de outros encontros que foi tendo vida fora.
O Tomás tem 18 anos, não foi aluno excepcional e, possivelmente por isso, não o aceitaram em Oxford, tem olhar vivo como o Balaio, tem a cassete da cartilha do Mercado entranhada nos neurónios. Apresentam-no como um pequeno génio da geração de valor. É capa de revista porque o avô é o Engenheiro Belmiro. (Ou não! porque um tão grande destaque numa revista de referência, dificilmente é inocente. Mais parece ser uma operação de marketing de qualquer coisa (ainda confidencial) que irá sair em breve. A ver se vai.)
O engraçado para mim, foi a coincidência das notícias de dois jovens tão diferentes numa sociedade que afirma querer dar a todos as mesmas hipóteses e persiste na desenvergonhada mentira de afirmar a igualdade de oportunidades para todos. É por estas e por outras, Tomás(es), que o Estado é fundamental e tem de ser forte, é, por estas e por outras, que os Impostos não são um mal em si. Realmente, a bondade e a maldade não são realidades a preto e branco e, lá bem no fundo, somos todos bastante iguais.As diferenças explicam-se pelos balaios (cestinhas ou alcofinhas) onde andámos.

3 comentários:

Faroleiro disse...

Disso nao exite duvida! toda a nossa vida depende da miseravel alcofa em que nos colocam qunado nascemos!se é de ouro temos todo para poder vencer na vida, se é de vimes podres e de crocados pestilentos acabaremos presos nessa alcofa para o resto da nossa triste existencia...e nem com sabontes Confiança a coisas se limpa!

Anónimo disse...

Só quem não leu atentamente é que não percebeu que este miúdo tem imenso valor. Para além de inteligente, é trabalhador e aproveita bem as oportunidades que tem. Vê-se bem que não é parvo nenhum, num país onde o que há mais é jovens cabulões. Enfim, é pena que seja mais fácil dizer mal, que isto traz agua no bico, que só aparece na revista porque é rico. Dizer bem dá muito mais trabalho.

Anónimo disse...

É pá, chegaram os bajuladores. A verdade é que ele só aparece porque é rico e neto de quem é.
De resto é um zé ninguém. E isso é que conta. Um novo rico. Pena que não prefira fazer obra para depois dizer quem é e faça o contrário.

E ainda diga que "caixa de supermercado" é uma valente cagada.
E o Belmiro ajuda o país ou enriquece com ele?...