sábado, setembro 09, 2006

Imprensa Livre?

«A forma inteligente de manter as pessoas passivas e obedientes é limitar estritamente o espectro da opinião aceitável, mas estimular muito intensamente o debate dentro daquele espectro... Isto dá às pessoas a sensação de que o livre pensamento está pujante, e ao mesmo tempo os pressupostos do sistema são reforçados através desses limites impostos à amplitude do debate».

Noam Chomsky

Gil Vicente ou Belenenses? Pinto da Costa ou Luís Filipe Vieira? Apitos para todas as cores, a discussão é livre na nossa Imprensa manipulada, progressivamente mais concentrada em grupos económicos poderosos. Sob a capa de Imprensa livre, os grandes títulos são curiosamente idênticos em todos os jornais e telejornais. Já tenho saudades da República e do Diário de Lisboa, que, mesmo controlados, tinham informação diferente do Século, Diário de Notícias e Diário da Manha. Será que há mais Liberdade de informação hoje? Vivemos numa «Epoca» monolítica, onde aos três FFF já ninguém acusa de reacionarismo tal a conveniência que dão, objectivamente, ao sistema.
Manhosamente, malham nos políticos, apresentando-os como sendo todos iguais, deixando a populaça sem vontade de ir escolher. Mas lá que há diferenças, há. Garanto.

Sem comentários: