segunda-feira, setembro 04, 2006

A falência da manipulação da informação

Ao contrário da opinião corrente, segundo a qual o funcionamento do Sistema Nacional de Saúde deixa muito a desejar, os utentes dos hospitais EPE (Empresas Públicas Empresariais) dizem-se «globalmente satisfeitos», mais até do que os clientes da banca ou das empresas de combustível.
A conclusão é do Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação (ISEGI), da Universidade Nova de Lisboa, que ao comparar inquéritos de satisfação (de utilizadores de serviços de vários sectores) reparou que para os utentes dos 31 hospitais EPE o índice de satisfação nos internamentos é de 81,7% e nas consultas de 78,5%, em média. A banca e as empresas de combustível satisfazem, respectivamente, 72,3% e 71,8%.

A opinião corrente é a de quem a põe a correr, os senhores jornalistas. Afinal, a opinião corrente não é a mais sentida pelos utilizadores, isto é, corre mesmo muito pouco entre eles. Os senhores que a põem a correr é que não perguntam, nem leem os relatórios científicos, limitam-se a pôr a correr aquilo que acham no tal país dos achadores. Fiquei com imensa curiosidade de saber a opinião dos utilizadores dos serviços privados e, já agora, dos americanos sobre o seu sistema de saúde. Quase de certeza teriam os senhores jornalistas que tanto põem a correr mais algumas surpresas interessantes.Já agora, atente-se na pérola com que termina esta citação do Expresso, mais até do que os clientes da banca e das empresas de combustíveis. Este até é a expressão do ultraje máximo, afinal como pode um serviço público ser melhor cotado do que serviços privados de tão grande eficiência. Logo a banca, santo Deus!

1 comentário:

Anónimo disse...

EPE = Entidades Públicas Empresariais :p