terça-feira, setembro 27, 2005

Um bom debate

Valeu a pena o serão. Acontece raramente, mas desta vez a RTP teve um debate interessante e informativo. Os ingredientes eram interessantes. Um Ministro que demorou a sê-lo e um cordeiro muito mais lobo que gosta de parecer, de garra afiada, faminto e devorador. Só que desta vez, foi engolido de forma suave, mas bem conseguida.
Foi comovente ver o Dono das Farmácias estar preocupado com o bem estar dos doentes, da população em geral, dos contribuintes, a abdicar da percentagem nas receitas, a procurar reduzir o nível das receitas. Com o ar sério que o poder tem, aquela mostra de ser respeitável, que se desmonta em dois tempos. Basta olhar para a natureza das coisas e para a história da ANF.
Foi igualmente comovente ver a jornalista a acreditar que o Ministro está para durar, e a ajudar a desmontar o embuste do Cordeiro.
Nem faltou um industrial a mostrar abertura a novas reduções de preços dos medicamentos.
Mas há sempre alguma coisa que não corre bem. Desta vez foi a APDP a tentar mostrar que os diabéticos são os únicos doentes crónicos do mundo e a reivindicar a medicação gratuita. E os asmáticos, os dementes, os deprimidos e todos os hormonodeficientes e etc, etc? É que bem espremidos, teremos medicação de borla para todos e depois não queremos mais impostos, não é? Era preciso alguém ter explicado a diferença entre diabetes tipo 1 e tipo 2.
Já agora, também não percebi qual seria o problema de termos farmácias públicas, do Estado. Mas isso é coisa que também só passa pela cabeça de povos ensandecidos como os suecos...

Sem comentários: