quarta-feira, setembro 14, 2005

Défice

Concordo com o Dr. Soares quando o homem acha que o Prof Cavaco não tem perfil de PR. Realmente o homem é pelo menos tão inestético como o Ramalho Eanes. Fica mal a um país, é como um fato estreito a apertar-nos os ombros, não tem dimensão.
Cada vez precisamos mais de dimensão humanista, algum espaço para meditar além do défice. Isto é, ter estatura de gente. Precisamos de saber que na Noruega, o tal país mais rico do mundo, a esquerda ganhou porque as pessoas não querem o fim do Estado, porque sabem que o neoliberalismo não é o fim da história, porque se incomodam com os dispensáveis da sociedade. Porque isso não é estético. Precisamos saber que temos uma relação de rendimento entre ricos e pobres escandalosa e participação do trabalho no PIB ridícula. Precisamos que isso venha nos nossos jornais e revistas. Que se passa que agora dizem todos o mesmo? Antes de 74, ao menos tinhamos a noção que a República e o Diário de Lisboa nos diziam coisas diferentes dos outros. Nem que fosse pelo tamanho da bola negra que a censura lá punha. Mas agora, as notícias são iguais, mais ou menos com alinhamentos diferentes, mas as mesmas. O país tem um défice muito maior que o défice orçamental. De informação. E este não é corrigível com gente de Santa Comba ou de Boliqueime.

1 comentário:

Anónimo disse...

Meu caro,
veem-se bem algumas das consequencias do nosso estreito jornalismo, atreito ao pensamento único, quando voce em vez de julgar culpados dos assassinatos no Iraque os assassinos e seus mandantes, prefere verberar o "imperador".