quinta-feira, junho 03, 2010

Disparate do século (ou irá continuar a verborreia?)

Na imensa circulação de mails idiotas, chegou-me um rotulado de a frase do século. Dizia o economista autor “Não sei para que é que querem gastar dinheiro no TGV se podem perfeitamente oferecer um Porsche a cada português gastando menos”. Enche o ego da populaça ouvir um ex-ministro dar assim uma no Governo maldito (é curioso que todos os governos são sempre malditos enquanto governam e uma esperança quando estão na oposição).
Mas o dito é de uma infelicidade imensa pois tal realização embora pudesse ser uma bênção para os alemães produtores da máquina, seria certamente um pesadelo para a economia, porque primeiro iam as divisas na aquisição dos míticos bólides, depois sairiam ainda mais na importação do combustível para alimentar os ditos. Haveria certamente ainda a lamentar uns milhares de mortos por acidentes de aviação. Em resumo, ainda bem que o cidadão já não é ministro.
É uma pena que o debate político seja reduzido a coisas destas, que eu gostaria de ser informado, em detalhe, das vantagens e desvantagens das opções concretas para ter um ideia da sua relativa justeza.
A despropósito fica a referência lida hoje da percentagem da dívida pública em relação ao PIB nos EUA: 88% (ou será 110%?)!! Em Portugal, em 2009, 76,8% (www.Pordata.pt).

1 comentário:

Atención Primaria Vigo disse...

Ola doutor, sou um estudante de medicina espanhol (do ultimo ano).

Acho que Portugal tem já um bom sistema de comboios... mas o que debe melhorar e muito são as saídas ao país...

O TGV debe sair para Europa e não ficar como um comboio mais entre Faro e Porto... debe sair para Madrid, e de aí ao resto da Europa...

Deberia aumentar também muito as comunicações com Espanha (como unica saida), pois é muito dificil chegar là e demora muito tempo...

Disculpe-me pelo meu portugues... nem sequer sou galego, sou andaluz (Córdoba).