sexta-feira, abril 13, 2007

Uni-vos!

A Escola sempre abre os olhos a quem lá vai. Não sabia que o Direito do Trabalho tinha tido a sua origem na necessidade de dignificar operários que, na sua fuga da fome, poderiam tentar-se a trabalhar a troco de salários de miséria. Os contratos de trabalho garantiam que ninguém vendesse a sua força de trabalho abaixo de mínimos estabelecidos.
Já lá vai o tempo em que os recibos dos vencimentos eram um molhinho pequeno que a funcionária administrativa colocava no livro de ponto, escancarado, à vista de todos e nenhum mal vinha daí ao mundo. Depois, numa época de poupança, não estranhei acréscimo de encargos com a compra de sobrescritos, que passaram a esconder o segredo do que me pagavam. Sem que lhes tivesse pedido, passaram a proteger a minha privacidade e ainda assim não desconfiei. Por aqui se vê, como sabem investir no individualismo e, possivelmente, o que faziam era uma antecipação tímida da moda actual dos contratos individuais de trabalho e do secretismo do que pagam.
Quando iremos voltar a perceber a sábia história do velho chinês que dava lições de vida aos filhos com a metáfora do molho de varas?

Sem comentários: