sexta-feira, fevereiro 13, 2009

Changeling

As histórias reais da América repetem-se. Houve um tempo em que a imprensa ainda poderia contar a história no tempo em que ela se passava. Mas agora, os donos da História são, na maioria dos casos, também já os donos das notícias. Há uma estranha unanimidade na apresentação das novidades, sempre as mesmas, eventualmente, mostradas numa ordenação diferente, mas só vemos o que nos projectam daquilo que seleccionaram. Entretêm-nos com o filme que escolheram, escondem-nos a história real.
Daqui a alguns anos, como fizeram com o Vietname, farão um novo Apocalipse então, revelando os Guantanamos de agora e serão, novamente, candidatos aos seus Óscares que tirarão o sono numa madrugada a uns tantos. É nos filmes que expurgam os seus pecados. E nós continuamos a perdoar-lhes porque alguns deles são quase perfeitos quando representam, como é o caso desta Angelina, verdadeiramente Jolie.

1 comentário:

Anónimo disse...

Tens razao, quase perfeito mas talvez mais gracas ao Clint Eastwood do que a Jolie, de quem nao sou fan mas que vai muito bem. A arbitrariedade do poder em todo o seu "esplendor" e... e possivel imaginar maior tortura que perder um filho assim ?