domingo, abril 07, 2013

Governo anti-social

Só porque, alguns como eu, continuam com a bênção do trabalho, se explica ter eu estado a passar ao lado destes tempos estimulantes. Passo ao lado, mas vivo, mesmo no silêncio desde há quase 15 dias que estão a  mudar o mundo, pelo menos este pequenino onde nos movemos, mas se calhar transcendendo-o.
Neste tempo aconteceu o confisco em Chipre e pus-me a fazer contas: 100000/485= 206. 206 meses são 17 anos. Portanto, um tipo com o salário mínimo acumula ao fim de 17 anos os tais 100000 euros para depositar. Só precisa de andar nu, dormir na rua e não comer durante todo esse tempo...mais nada
Deve ser por isso que mais de 98% dos depósitos bancários em Portugal estão abaixo de 100000 euros. O que eu não sabia, é que os outros pouco mais de 1% dos depósitos, representam mais de 40% do dinheiro depositado. E os donos andaram bem vestidos, dormiram em casas de milhões e comeram do bom, além do resto...tudo. Devia ser um trabalho estimulante fazer o estudo de como se entra nesse grupo dos pouco mais de1% e ver que ligações poderiam existir com toda esta conversa do défice e desgraças do Estado ingovernável. Já agora, perceber quantos eram funcionários públicos ou seja a causa de todas as maldições.
Pelo caminho, cortou-se o Relvas por gostar mais de falar do que escrever. Parece que o senhor afinal cometeu um pequeno erro e fez uma oral que deveria ter sido escrita. Gostei particularmente de um título de um jornal: Relvas acaba o curso no Governo.
E o fim de semana foi uma enchente de conteúdos. O Tribunal Constitucional decidiu e já sabemos que quando os juízes decidem, está decidido. Sabemos nós, mas alguns não! A Leal ao Passos ficou perplexa e o dito pôs o ministério a fazer horas extra ao sábado à tarde, após o que, pediu audiência de urgência ao patrão. É curioso, como estas coisas são, pois a urgência afinal não decorreu da reunião extraordinária como o prova a primeira página do Expresso, onde, já pela manhã,  ficávamos a saber que  o Governo pedia a tal reunião urgente ao Presidente. O bom patrão, confirmou o emprego aos rapazes. Finalmente, o rapazola capataz, veio chispar durante a tarde de domingo (antes do Benfica estar a jogar ou ninguém o ouviria) contra os juízes, que, a partir de agora, vão ser (com o Sócrates e,claro, os funcionários públicos) a causa de todas as misérias do mundo. É o normal funcionamento das instituições democráticas, isto é, PR e Governo, que o resto são forças de bloqueio de democraticidade duvidosa bem dispensáveis, tivéssemos nós outra Constituição. Para já ficamos a saber, que se não levamos de uma forma, apanhamos doutra, porque esta rapaziada salvadora tem esta vocação anti-social e, enquanto andarem à solta, os distúrbios irão continuar.

Sem comentários: