segunda-feira, julho 02, 2012

Um país opaco

No sitio da CGA.pt:
2012-05-14
Consulta do pedido de aposentação  
A funcionalidade que permitia obter informação atualizada sobre a tramitação e a duração estimada do processo de aposentação em curso foi descontinuada.



E em vez da transparência exigível, da ordenação publicamente afixada dos pedidos e concessões de reforma, subitamente e sem qualquer explicação a afixação da notícia. Ninguém quer saber por que terá sido descontinuada? Eu gostava, porque a vida das pessoas deve ter um planeamento e nós pagamos impostos para sermos servidos pela administração, não para que esta crie opacidades obscuras, propiciadoras de arbitrariedades e fraudes várias, se não mesmo de corrupção.
Farto, fartíssimo da ausência de transparência, de não saber o que posso esperar para escolher informado, farto de saberes supremos e inacessíveis. Farto de boatos, de indícios, de possíveis golpes. Farto de pagar impostos para ter cada vez menos garantias na saúde, menos educação, mais atrasos nos tribunais, menos regras claras na administração. Farto da cultura de uns sábios que nos dominam com os seus poderzinhos.  Farto também das notícias de corrupção dos políticos, quando ela anda em todo o lado, em tudo o que mexe e paralisa este país. Farto de jornalistas que deixam passar a vida real ao lado, para nos venderem as emoções passageiras das suas notícias sem impacto real na vida das pessoas, além da anestesia e diversão do importante que causam nas gentes.
Vivo num país opaco. Cansado.

1 comentário:

Anónimo disse...

Realmente somos tratados como pobres portuguesinhos por algumas instituições do estado, navegamos á deriva e sem rumo certo, não sabemos como nem quando vamos ver a luz ao fundo do túnel. Foram céleres em nos aplicar as medidas de austeridade, com cortes de salários, subsídios de férias e de Natal e aumento de impostos, aqui não nos fizeram esperar, cumpriram a lei. No entanto não usam a mesma celeridade para nos atribuir os nossos direitos adquiridos pelo trabalho com descontos ao longo de vários anos, dão-nos uma grande seca, fazem-nos esperar mais de um ano, para nos despachar um processo de aposentação, como se nos tivessem a dar uma esmola e o pior de tudo é que ainda nos limitam o acesso á informação sobre a tramitação e a duração estimada do mesmo. Talvez seja melhor assim porque essa informação não era verdadeira, originava falsas expetativas. Só nos resta o conformismo porque não temos quem nos defenda!