sexta-feira, setembro 30, 2011

Justiça, a desejada

Um fugitivo à justiça americana foi caçado depois de uma ausência das cadeias durante vários anos. Aparentemente, seria um cidadão reconvertido ao bom caminho (mesmo depois de ter morto alguém e desviado um avião onde terá posto o FBI em cuecas). Deverá agora ir cumprir pena. A prisão não foi o seu instrumento de reconversão ao bom caminho. Foi a vida. Para quê estragar-lhe agora a vida que lhe resta? A função da restrição da liberdade será mais a publicidade do que é proibido fazer ou induzir à reflexão?
Outro fugitivo à justiça por (prováveis) crimes económicos foi também preso. Acredita-se que a habilidade dos advogados o libertará muito em breve. O sinal para a sociedade poderá ser que o crime desde que bem feito pode compensar, porque até nem o será.
Em resumo, o primeiro fica preso e o segundo é libertado, quando, a sociedade provavelmente mais ganharia com a libertação do primeiro e a restrição do segundo. Mas isto é intuição, humanismo, justiça e coisas menores quando comparadas com o grande Direito.
A despropósito, há uma ministra desaparecida em lugar incerto, provavelmente num retiro onde se encontra a escrever, escrever, escrever a grande reforma da Justiça. Espera-se que chegue numa manhã de nevoeiro.

Sem comentários: