terça-feira, dezembro 27, 2011

Factos e mitos

Como é que a economia que mais cresce no mundo, consegue viver sem bancos privados? Na http://pt.wikipedia.org/wiki/Economia_da_Rep%C3%BAblica_Popular_da_China:
A maior parte das instituições financeiras da China é estatal, e 98% das ações bancárias também são estatais. Os instrumentos que comandam as políticas fiscais e financeira são controlados pelo Banco Popular da China e pelo Ministério das Finanças, ambos controlados pelo Conselho de Estado. O Banco Popular da China substituiu o Banco Central da China e gradualmente tomou o controle de bancos privados. O banco cumpre muitas funções de outros bancos centrais ecomerciais. O banco também emite a moeda, controla sua circulação e desempenha a função importante de cobrir os disparidades orçamentais. Ademais, o banco administra as contas, os pagamentos e os recebimentos de organizações governamentais e de outras instituições, que permite ao banco de exercer uma total supervisão sobre os seus desempenhos financeiros e gerais que estão sob consideração aos planos econômicos do governo. O banco também é responsável pelo comércio exterior e outras transações estrangeiras. As remessas de capital parachineses no exterior são gerenciadas pelo Banco da China, que tem várias ramificações em muitos países.
Pelos vistos um estado superobeso detentor e gestor de bancos sem a força impulsionadora dos mercados, consegue melhor desempenho que  um estado elegante que passa a vida a necessitar de impostos e austeridade para os seus cidadãos para não deixar  bancos privados empreendedores irem à falência no sacro-santo mercado.

Sem comentários: