domingo, novembro 20, 2011

Conto da planície I


Viu com contornos precisos o homem que apareceu no cimo da colina, com passo firme e destino determinado. Caminhava naquele fim de tarde, vestindo desportivamente, mal deixando perceber algo que lhe pendia do ombro. Esfregou os olhos para ver melhor e, claramente, era uma corda grossa de sisal, daquelas que vira usar a prender carradas de mato nos carros que povoaram a sua infância puxados por vacas em chiadeira intensa serra abaixo. Mas era mais curta, bem mais curta. Nesse instante, lembrou-se do vento suão e sorriu na antecipação da brisa a varrer-lhe a face. Há momentos em que o espaço nos envolve e voltamos ao útero por instantes. Pelo menos imagina-se que o útero assim deva ser, apesar de ser impossível confirmar por razões óbvias a evidência da coisa.
E o homem continuava a descer, na encosta, determinado. Olhava-o e ansiava perceber o que lhe iria na cabeça, mas não conseguia perceber o que diziam os olhos à distância a que estava. É nos olhos que deciframos o mais fundo da alma ou os segredos bem guardados. Mas estavam tão longe que nem com a tele de 800 mm lá conseguia chegar. Quando estava quase enquadrado, a distância desfocava a imagem e a mudança de posição fazia perder o objeto. Houve ali uns instantes de desnorte com o objeto a fugir para fora da mira. Felizmente, momentos breves, que quebravam a sequência mas não a história. A sequência temporal das fotos deixa perceber a narrativa. Continuava a avançar sempre na mesma direção. Acontece algumas vezes nestes casos que a distância até ao destino que se não adivinha parece tender para o infinito. É sempre longo o caminho que se não conhece, porque tem a distância das dúvidas e a incerteza da chegada alguma vez. E mais ainda é para quem vê andar do que para quem anda. Fica-se sempre a perguntar, para onde raio é que ele vai. O desconhecido fica menos oculto quando se desvenda e mais insondável quando o tentamos perceber pelo caminho que os outros percorrem.
A caminhada continuava, mas aquela distância nem se imaginava onde terminaria. Além, no rio? Não, viu-o passar o rio de um salto, confirmando que os grandes desafios se ultrapassam com decisão e leveza de gestos. Aterrou suave na outra margem e foi nesse movimento que a corda voou como um chicote e deu a perceber que era de uma grossura ainda maior que tinha parecido alguns instantes antes quando pendia do ombro. Sim, era uma corda só um pouco menor que a das amarras dos barcos e tinha aspeto novo ainda sem a cor escura que o tempo e a chuva lhes dão. E a descida continuava.
Foi então que lá longe começou a avistar o zambujeiro emergente do granito. Seria aquele o destino provável e, nesse instante, foi percorrido por um sobressalto, tanto mais que sentia mais que nunca o vento suão. E é sabida a relação de homens sozinhos, cordas e vento suão. Nesse momento percebeu que algo o prendia, o impedia de se levantar e que também a voz lhe não saía. Debateu-se sem sucesso. Estaria amarrado? Não, porque então poderia gritar. Teria tido um AVC? Também não, sentia todos os membros paralisados. E também não estaria morto, porque as ideias continuavam a percorrer-lhe a cabeça. Não percebia como estava ali impotente, sem poder participar na ação, limitado a ver. Como os espectadores da televisão. E sem a capacidade do zapping, porque fixado na imagem. Absolutamente focalizado percebeu tudo de repente, quando o viu atirar a corda para o ramo alto da árvore. Tinham acabado as dúvidas e uma angústia ainda maior invadiu-o todo. Ali fixado, parado, incapaz de agir e condenado a ver aquela cena em direto. Era claro, de seguida, iria subir para a pedra, fazer um nó, colocar o pescoço dentro dele e, finalmente, projetar-se no espaço ficando a oscilar na brisa do vento suão. Nunca tinha conseguido perceber porque se antecipa o certo, mas percebia bem que há momentos em que tudo parece encerrado. Daí, começou a sentir uma espécie de solidariedade com o homem vestido desportivamente que atirava a corda de forma firme por cima do ramo grosso do zambujeiro. Fechou os olhos, apesar de tudo, recusando o espetáculo inevitável da morte em direto. Achou curioso ter conseguido fazer esse movimento e ficar na escuridão ouvindo melhor a brisa do fim da tarde. Teve pena de não ser crente para pedir a um Deus que interviesse e livrasse aquele desgraçado de tal sorte. Mas uma vez mais, também aí as soluções lhe fugiam. Só a consolação de poder continuar de olhos fechados, longe da visão, mas perto da certeza daquele desfecho inevitável.
No final da tarde, quase sem vento, havia um silêncio imenso que desmascarava qualquer movimento mesmo longínquo. Cerrou mais os olhos à espera de um estalo, seco que ecoasse na planície ou talvez mesmo um último grito, desesperado, de um arrependimento fora de tempo. Nada. Antes um roçar de vai-vém e um esvoaçar de pássaros.
De novo se surpreendeu porque conseguiu agora esfregar os olhos naquele gesto prévio a tentarmos ver melhor e primeiro desfocado, mas depois cada vez melhor viu o homem que vestia desportivamente sentado no baloiço voando para trás e para a frente. Quando abriu, finalmente, os olhos apenas havia o zambujeiro e nem vestígios de homem, nem de forca nem do baloiço. O vento suão era quase inaudível.
Deitado na rede brasileira na tarde quente depois do almoço não tinha resistido à brisa morna que o embalava. Depressa o murmúrio das folhas tinha ficado distante, o livro oscilou alguns instantes para baixo e para cima até lhe cair finalmente no colo.
Tinha um dia dito que era no sonho que melhor experimentava a realidade.

Sem comentários: