segunda-feira, maio 03, 2010

Este país dava um filme

Quanto mais escasso é o tempo que resta, menos tempo o tempo dura. Não deixa o tempo, tempo para contar o que dele se faz e as pausas ficam maiores cheias de tempo cada dia mais fugaz. Até que chega um dia imprescindível e temos mesmo de ter tempo.
Anda alguém a querer olhar para trás e só isso explica que se dedique a roubar um retrovisor. Dei por isso, num dos automatismos de olhar para a esquerda a ver se vinha alguém. Não, quem não vinha era o retrovisor, impecavelmente destacado do seu lugar e depois foi um dia de aventura. A aventura começa aqui dizia na página da Entreposto Nissan e não era para menos. Liga-se o apoio ao cliente À procura do preço de um retrovisor e uma simpática call center girl, logo nos informa do número para que temos de ligar. Liga-se o número e fica-se a ouvir bips durante 10 minutos passados os quais decido voltar a interpelar a tal call center girl, que desta vez fica com o meu contacto para me contactar logo que possível. Quando? É coisa que nunca se sabe ao certo. Segunda parte do plano, contactar a companhia de seguros, onde tenho ao longo de 10 anos depositado religiosamente mais de 300 euros por ano para um seguro de furto ou roubo. Vamos lá a ver quem furta, que as garantias ainda vão ter de ser confirmadas. Mas que sim, que posso ir comprando a peça, que se for o caso de a apólice cobrir o dano, depois me compensarão. Mas terei de ir participar o roubo à PSP. É então que me dirijo ao centro de atendimento mais perto, no Centro Comercial Colombo, onde um dos 4-funcionários-4, me começa por dizer que a coisa está demorada, tenho 5 clientes à minha frente e apesar de serem 4, o melhor será ir fazer umas compras e voltar umas horas depois ou então ir à superesquadra ali para Benfica. É que aqui, apesar de haver 4 agentes apenas existe um computador e portanto... A informática, penso eu, bloqueia tudo. Mas porque raio não escrevem à mão estes fulanos? Ou então, se aqui não têm que fazer, poderiam talvez andar na rua a ver o que se passa.
Cheio de energia e optimismo chego à tal esquadra super guardada à porta por uns quinze agentes, vestidos de forma trendy com fatos que nem COPS a dizer POLICIA nos costados, em alegre galhofa cheia de bués e chavalos para aqui e para acolá. Ao que venho? Lá lhe explico e dizem-me para aguardar. Tempo é coisa que não falta nestes locais, ao que imagino. E está bem, que só aqui vem quem não tem mais nada que fazer, pois o resultado é antecipadamente conhecido: se não desconfiamos de alguém, que queremos que a polícia faça? E de novo à espera, vou olhando em volta e fico a saber os direitos dos arguidos afixados em cartaz (e os meus?)e vejo o corropio dos agentes dentro e fora e reparo nas enormes botas que usam que devem ser pesadas para burro e não dar jeito nenhum para perseguir alguém. Olho também para a máquina multibanco dentro da esquadra e penso que deve ser um teste à capacidade dos ladrões. Um desafio, tipo vejam lá se tiram esta daqui. Estava eu no meio disto quando uma hora depois lá me chamaram para o depoimento. Feito o dito, comunicam-me que se eu encontrar alguém suspeito posso fazer um processo crime contra o tal ou passados 6 meses o processo será arquivado. Fico tranquilo e dão-me um papel para comunicar à Seguradora. Um dia repousante. Pelo caminho de regresso a casa, penso que este país daria um filme.

Sem comentários: