sexta-feira, janeiro 06, 2012

O discurso da saúde é uma fraude!!!

É simplesmente confrangedor assistir ao espetáculo de uma oposição enredada em discursos patéticos desinseridos da realidade, imediatos e oportunistas e deixarem passar ao lado questões verdadeiramente fundamentais como a destruição sistemática que está a ser feita do Serviço Nacional de Saúde. As grandes conclusões do relatório recente da OCDE (analisado por Francisco Ramos recentemente) deveriam estar a  ser publicado nos outdoors de todo o país, deveríamos estar a explicar pacientemente a todos os cidadãos o crime social que está em curso. A despesa em percentagem do PIB está estável nos últimos 10 anos!!!
A INSUSTENTABILIDADE DO SNS É UMA OPÇÃO POLÍTICA RESULTANTE DE UM SUBFINANCIAMENTO ASSUMIDO PARA FACILITAR A ENTRADA E DOMÍNIO DOS GRANDES GRUPOS PRIVADOS NA SAÚDE.
A saúde pode e deve continuar a ser gratuita (deve suprimir-se o tendencioso tendencialmente). É uma barbaridade a afirmação, muito ouvida recentemente, que os mais ricos devem pagar as despesas com a sua doença. O que os mais ricos (tanto os sãos como os doentes) devem pagar é mais impostos em proporção da sua riqueza,  mas não serem penalizados pagando a sua saúde quando estão doentes. O princípio geral é que as despesas da saúde são pagas pelos Impostos e que DEVEM SER OS SÃOS A PAGAR A SAÚDE DOS DOENTES. Isso é um Estado solidário. Isso é o que querem emagrecer e destruir.
Aliás, não se vê invocar que os mais ricos paguem tendencialmente mais pelos livros escolares, pelas propinas, pelos transportes públicos, pela generalidade dos Serviços Públicos. Só pela Saúde, porque será? PORQUE ESTE É O NICHO DE NEGÓCIO QUE LHES IMPORTA ESTIMULAR, não por qualquer necessidade económico-financeira, mas por uma opção política de favorecimento aos grupos que mandam neles. Se calhar bem menos importante que ser da maçonaria ou não, será ter sido e possivelmente no futuro voltar a ser, líder do setor da Saúde de um Banco privado. Conflito de interesses poderá ser isso!
Será que não se consegue explicar isto à generalidade das pessoas?

Sem comentários: