segunda-feira, setembro 13, 2010

10 notas após as férias

1.As férias correram bem? Perguntam-nos quando regressamos ao trabalho. O que me vem, em primeiro lugar, para resposta é que sim, correram bem depressa. As férias correm sempre tanto, são tão rápidas!
2.Ainda há dias chegávamos atrasados ao aeroporto e tínhamos aquela azáfama de verificação de bagagem com impedimentos de levar frascos com volume superior a 100 mL, mesmo quase vazios, porque o ar pode ser explosivo, certamente. É mau começar férias irritado, mas a irracionalidade chateia. Há uma anestesia neuronal, quando por sistema se recorre apenas à check list, por preguiça, porque não há tempo para reflectir. Mas anular esta função é, em parte, desistir daquilo que nos distingue do resto da bicharada. Anda alguém a roubar-nos propriedades diferenciadoras da espécie.
3. Gosto das chegadas aos aeroportos, de olhar para quem espera e ver aquele instante onde o olhar de procura explode de felicidade. Daquela felicidade autêntica, que parece só ser possível na altura dos reencontros. Possivelmente, é porque se está cansado de viver todos os momentos, que se desperdiçam em coisas de nada os encontros de todos os dias, para se chegar ao tudo em instantes de reencontro.
4. E afinal, sempre se renasce depois das calamidades que surgem. A Madeira está quase igual ao que era, cada vez mais parecida com um queijo emmental de tão furada por túneis que está. Voltei a ler os posts que aqui deixei há dois anos e a sensação continua a ser de estranheza pela distância a que as pessoas estão do meio onde vivem, porque a cabeça não acompanhou a pressa das pernas a correr pelos túneis fora. Há um hiato entre a forma como estão no local onde estão.
5. Mas os jardins continuam lá e o peixe propicia bons instantes. Para mais tarde recordar, se disso for o caso, os restaurantes de Câmara de Lobos Espada Preta e Vila do Peixe e o Barqueiro no Funchal. Não tanto pelo peixe, mas pelo pôr do sol, a Doca do Cavacas.
6. Recordar igualmente o Garajau e a descida à Fajã dos Padres. Mesmo que as subidas possam ser dolorosas e momentaneamente impossíveis, acaba-se sempre por chegar.
7. De longe vêem notícias inquietantes de julgamentos e incertezas de culpas. Em caso de dúvida que se beneficiem os réus, mas até que ponto o circo mediático retira a serenidade à justiça? Ou será que a torna possível e sem ele a impunidade reinaria? Dúvidas e mais dúvidas num tempo que importa esclarecer encontrando as soluções.
8. Há locais onde vamos e não sabemos se voltaremos, porque sentimos que os esgotámos. Mas a Madeira que começou por ser um espaço de turismo para doentes, mantém um sabor de turismo de terceira idade. E para esse repouso todos estamos caminhando.
9. Ainda que seja o repouso inquieto da leitura. É bom termos amigos que nos desejam boas férias presenteando-nos com um livro, porque as férias são também a altura da pausa do JCEM e do New England e o reencontro com algo possivelmente mais importante. Foi isso que aconteceu desta vez e com a vantagem de não ser um best-seller nem um romance histórico escrito pelos produtores dessa literatura anunciada na televisão (um sinal de qualidade, como os produtos que se vendem nas farmácias). Uma Família do Alentejo não é um romance histórico, mas a História contada por quem resistiu à vida e se elevou além da sobrevivência deixando um testemunho para quem o quiser conhecer. Simples, ingénuo como são as verdades. Efectivamente, se aqui estamos não foi por acaso e fica-nos a certeza que dê por onde der, o caminho será sempre na direcção certa e que só a Vitória é possível. A pequena história não dura séculos, ainda que queiram perpetuar-nos as crises.
10. Por fim, na paisagem mais morna de agora, por entre o silêncio, encontrei as libelinhas. A sorte não deixa de me acompanhar.

Sem comentários: