terça-feira, maio 27, 2008

Socialismo na gaveta e de plástico

Ele que um belo dia meteu o Socialismo na gaveta, descobriu agora que as desigualdades são preocupantes. Coerentemente, Mário Soares, não está genuinamente preocupado com a realidade das desigualdades. Com isso viveria ele muito bem. Lendo cuidadosamente o artigo, a grande preocupação do arrumador do Socialismo é avisar dos perigos (para quem, está bem de ver) que essa desigualdade pode acarretar. «Quem vos avisa, vosso amigo é», repete. Descobriu agora que «não serão os privados que irão lutar seriamente contra a pobreza e reduzir drasticamente as desigualdades» e que por isso é preciso fortalecer o Estado.
Pois será. Mas esta mensagem não joga de forma alguma com a obsessão da baixa dos Impostos, que o liberalismo selvagem apregoa a toda a hora. Realmente se os privados não têm vocação de resolver a desigualdade, resta ao Estado diminuir-lhes a riqueza e investi-la decentemente reduzindo as diferenças.
Ao mesmo tempo o Governo diz que não dorme, como se houvesse necessidade de afirmar ciclos de vida no «socialismo de plástico criado por agências de publicidade». Não dorme, nem está acordado, faz de conta. Menos que vegetal, de plástico. Poluente, simplesmente.

1 comentário:

Anónimo disse...

http://www.jornaldenegocios.pt/index.php?template=SHOWNEWS_OPINION&id=318241