Lembro-me de puto olhar da varanda do 405 aquele portão grande ali em frente. Na altura, ia-se buscar, na cafeteira, o leite à vaca da quinta das campaínhas. Ainda agora parece que me lembro do calor desse leite ainda morno e puro como dizia a minha avó. Mais tarde a porta fechou de vez. Naquela altura, ainda os eléctricos passavam na Estrada de Benfica. E havia outras passagens a caminho da Carregueira em marcha ou passo de corrida com gritos surdos de Angola é nossa. Alguém me dizia também que de quando em vez no fundo da coluna havia um sussurro que dizia, já foi... Pelo Inverno, aconteciam as cheias e pelo portão jorrava um rio que alagava a Estrada e os carros paravam. Apareciam bombeiros e homens de galochas. Da janela do primeiro andar contemplei muitas vezes a grande quinta.
Mas só agora, entrei pelo portão aberto de par em par. A quinta que foi da Baronesa da Regaleira, de Barões enriquecidos no Brasil e de outros acabou na posse da Câmara Municipal de Lisboa e passou, finalmente, a ser Beau Sejour, com jardins e palácio aberto a todos. Finalmente, foi possível perceber porque pararam os prédios daquele lado da Estrada e sentir um pouco do que era Benfica noutros tempos. Um trabalho de recuperação permite agora realçar o trabalho que os irmãos Bordalo Pinheiro por ali fizeram. Ganhei um jardim onde ninguém estava nesta manhã, como se um lugar de calma não pudesse fazer parte da cidade onde nos movemos. Ainda bem, espero pelo Verão que virá para ali me sentar na companhia de um livro. Poucos vão ler isto aqui. Assim, está garantida a calma desse momento. Os que lerem podem vir, fico bem acompanhado.
PS: Tentei fazer um link para a CML (www.cm-lisboa.pt) para aqui deixar algumas notas mais sobre o Beau Sejour. É isto que se obtém. A câmara da capital de Portugal tem este belo site!!! Pesquisando no Yahoo, ainda encontrei uma saudação do Dr João Soares... O ex-Presidente Santana, actualmente ex de muito mais coisas e que prometia um governo virtual (conseguiu!) era assim que lidava com a informação na Internet. O que ele gosta é de placards pela cidade e centrais de informação.
Sem comentários:
Enviar um comentário