domingo, abril 06, 2008

Outsourcing

Entregar ao Privado a gestão do Público é uma estratégia de outsourcing. Ora, como é sabido, o outsourcing, apesar de tornar possível a concentração no core business, faz perder o controlo e a coordenação de pessoas e recursos. Por isso, mandam os manuais que, por uma questão de escala, quando as transações são mais altas, a organização deve optar por fazer por si e crescer.
As altíssimas transações neste sector impõem o dever aqueles que gerem os dinheiros públicos, de controlarem e serem eficientes. Esta é uam área onde o outsourcing nos prejudica a todos, sempre para o benefício de uns poucos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Penso que o grande problema na gestão de uma empresa é o enorme distanciamento entre as chefias e os colaboradores... muitas vezes pequenos problemas que se tornam enormes entraves à gestão prendem-se com falta de comunicação que existe entre uns e outros. O colaborador tem ideia que o "padrão" só se quer aproveitar dele (o q até em muitos casos pode ser verdade) e o "chefe" tem ideia que o colaborador é um banana que não precisa de opinar em nada (o que em muitos casos tb pode ser verdade). Acontece que ambos são indivíduos com contributos muito significativos para a melhoria do sistema, apesar de em áreas diferentes. O facto de um achar que não tem nada a aprender com o outro e o outro achar que não é tido nem achado causam resistências muitas vezes difíceis de ultrapassar… penso, mas posso estar enganada, que uma empresa deve funcionar como uma família onde o contributo de todos é necessário e onde todos vestem a camisola!!! Se isso não acontecer e cada um se virar para si, deixam de ser uma família passando a várias separadas… o mesmo acontece com as empresas… é preciso que todos (chefias e colaboradores) sintam que trabalham para o mesmo e com a mesma vontade, apesar de terem funções diferentes e ordenados diferentes, caso contrário nada prospera…
Pegando agora no “outsoucing”, o facto de se contratarem serviços em outsourcing para tudo o que não é core contribui muito mais para o aumento do fosso entre divisões nas empresas… a meu ver não me parece uma boa estratégia, mas o tempo o dirá…

Beijos :)