quarta-feira, outubro 31, 2012

Final feliz

Na pequena janela retangular as folhas saltam de pasta em pasta sobre um corrupio de números e extensões .doc e .xls. Em poucos minutos move-se o produto dos últimos anos de trabalho. Notas de evolução, melhorias e insucessos. No final, a p
asta de share com número mecanográfico fica branca, num silêncio prolongado. Tudo transferido para a minha pen. Fim.
Iniciar, encerrar, reiniciar. Reiniciar aqui? Não, outros que carreguem as teclas do Cntr-alt-del.
19:54 pela última vez o dedo no relógio de ponto e saí para a noite. Ali dentro as alegrias e os dramas vão continuar todos os dias... sem mim.

terça-feira, outubro 30, 2012

Boa nova

Empurrado pela angústia da incerteza, acabei ausente. O mês caminhava para o fim e a notícia tardava em chegar e a irritação crescia pelo cerco da impotência. Todo o sistema é opaco, suscetível de corrupção nessa falta de transparência. Tudo está irritante e imprevisível. Impossível.
Chegou ao início da manhã do dia 30, finalmente,a  notícia que era libertação.
A partir de amanhã estarei between jobs com todas as incertezas e garantias de um mundo cada vez mais incerto. Mas vai saber bem enquanto durar.

sexta-feira, outubro 19, 2012

No meio da «ciência»


E fiquei a pensar se pode haver empowerment sem responsabilidade individual, isto é, o doente pode ser convidado a decidir a sua terapêutica se não tiver que acarretar com os seus custos? Pelo mesmo custo, escolher-se-á sempre o mais caro, que geralmente é o melhor. Isto desde que se não tenha que ter em conta a relação custo-benefíicio. Mas no caso do nosso sistema de saúde nem é o doente que escolhe, é o médico, muitas vezes premiado por fazer a escolha mais onerosa. Está tudo do avesso, não é só a bandeira.

Um dia inteiro a fazer flores à volta de um artigo do Diabetes Care. De várias formas, com graças (poucas!) diversas lá se vai mostrando que são os doentes que têm que decidir, uma vez aconselhados, que tratamentos devem fazer depois de aconselhados pelos seus médicos. Pelo meio alguma ciência comprometida manifestando as tendências dominantes do Mercado (farmacêutico), sempre as mesmas na substância: os medicamentos muito bons do passado (baratos) devem ser substituídos pelos mais recentes (mais caros). É a evolução científica a bem dos doentes, mesmo que a eficácia seja semelhante há sempre algum efeito acessório menos frequente (menos de 5%), alguma facilidade de administração, alguma coisa pequena que justifica uma enorme diferença de preço.  E já não tenho energia para falar de uma coisa simples como seja a responsabilidade do doente na implementação de medidas não medicamentosas (corrigir a causa da diabetes), porque a defesa da facilidade tudo justifica. Mas tenho para mim que a sociedade só deveria pagar estes custos da negligência individual se fosse provado que os custos das complicações são superiores aos custos da terapêutica. De outra forma é irracional que o faça. Não negando a possibilidade dos tratamentos, é inaceitável que a falta de cuidado de quem os poderia ter seja custeada por todos. Nestes casos, seria razoável indexar os custos do tratamento à capacidade económica do indivíduo prevaricador. Isso iria contribuir para opções mais conscientes dos doentes e a escolha aí já não seria mesma de sempre, o melhor de todos, porque o fator preço entraria na equação da decisão. Então o empowerment faria sentido.
Uma gestão decente (justa) dos recursos implica que se façam opções e se privilegie o pagamento integral apenas das doenças em que os doentes são vítimas inocentes da sua patologia, por exemplo as doenças genéticas, auto-imunes, degenerativas e as ambientais de causa não controlável individualmente. A responsabilização dos doentes é da mais elementar justiça.
Mas isto é conversa séria demais para um público ávido do bem-estar e tranquilidade que tudo isto dá.

O Expresso chega só depois do meio-dia. São os custos da insularidade, o atraso nas notícias. Mas há a TV Madeira que nos mostra nos interlúdios borboletas de asas salpicadas de muitas cores e nos diz que não havendo um especialista por perto as não devemos tentar apanhar porque as podemos amputar irreversivelmente. E que úteis são na defesa do ecossistema. Ternurenta a informação da TV regional… Aqui para cerca de 250000 pessoas há um canal de televisão, ou seja os custos da continentalidade nada têm que ver com esta realidade ou teríamos que ter a TV Almada, a TV Amadora, a TV Lisboa (vários canais, claro…).
Na falta do Expresso, percorro os andares do Centro Comercial Madeira (ou será Madeira Shopping?) constatando as lojas vazias com vitrines cobertas de jornais e folhas de A4 com a inscrição VENDE_SE.  A crise chegou à pérola esburacada.
Melhor fico olhando o mar azul na frente da janela do quarto. Sereno, quase sem ondas, de vez em quando um barco. Na piscina, reformados da Europa do meio, esperneiam numa aula de hidroginástica que nunca lhes irá diminuir os excessos das barrigas.  

quarta-feira, outubro 17, 2012

Economia tótó


A confusão das receitas e despesas vai grande. Tentando simplificar tão complexa coisa, diria que as receitas do estado (impostos, taxas e companhia) são, curioso, as despesas dos cidadãos e que as despesas do estado (fornecimento de saúde, educação pública, segurança social, p ex.) são as receitas dos cidadãos (isto é, servimo-nos das coisas e não pagamaos).
O que é estranho neste acerto de receitas e despesas é que queiram que paguemos mais para recebermos menos. Fica a ideia de que o dinheiro que sobra deste desacerto não se volatiliza, mas cai bem concreto nalgum lado. 

segunda-feira, outubro 15, 2012

Fora do contexto

A Berta que ia ganhar, afinal teve uma derrota colossal. Mas não foi da Berta, foi do contexto nacional, tranquilizaram Coelho e Portas. E fiquei ali a meditar no que aquilo quereria dizer. O contexto nacional! Os princípios programáticos da Berta eram contra o contexto nacional, contra o assalto orçamental e o Coelho tinha já prometida uma caçada e o tiroteio dos parlamentares da região. Porque o contexto nacional é realmente intolerável, inqualificável de tal forma que um curioso comentador do PSD até dizia num canal de televisão que o contexto poderia ter sido mostrado mais tarde, depois das eleições. Espera, então teria sido preferível levar os ilhéus ao engano, ocultando-lhes o contexto? o homem de cabelos brancos achava que teria sido melhor, mas os miúdos governantes não pensaram assim e o contexto nacional tramou a Berta.
Nunca tinha visto tanto descaramento. Na verdade a confissão do contexto nacional mostra que estes rapazes acham que o que andam a fazer tem a oposição generalizada do povo. Só que não se importam, a cruzada fanática em que estão envolvidos tudo justifica. Assumem a mentira e conseguem dormir descansados depois de saberem que foram eleitos na base de promessas do contexto oposto, mas uma vez no poder regozijam coma  ideia de terem enganado o maralhal. É tempo de defenestração que estes são piores que espanhóis.

sábado, outubro 13, 2012

Resignação?

Fez-me imensa confusão ouvir o senhor cardeal. A palavra da Igreja imaginava-a eu mais perto do que diz D. Januário. Ao menos nas aparências fazia-me mais sentido.
Mas senhor Cardeal  o que corrói a harmonia democrática, não é o governo do povo na rua, mas o governo dos talibãs liberais no palácio.
Fiquei a pensar por que raio seria o discurso contra as manifestações e o elogio da resignação. Ter-se-á o cardeal convertido ao fundamentalismo liberal?
Deus me livre de pensar isto, mas só me ocorreu que o dislate possa ter tido motivações pouco católicas. Por exemplo, Gaspar, na sua fúria insana de arrecadar e mexer em tudo o que bula, pode lembrar-se do IMI que a Igreja está dispensada de pagar. É que parece não ser assim tão pouco.

quinta-feira, outubro 11, 2012

Coisas nos muros

A vantagem da lentidão do trânsito é dar-nos a possibilidade de lermos as inscrições feitas nas paredes. Já ali tinha passado várias vezes, mas nunca tinha lido aquilo. Só por preguiça sou feliz. Assim lido na manhã a caminho do trabalho. Na verdade, será possível ser feliz quem não seja preguiçoso e se ponha a fazer perguntas? 
É possível andar por aí e não olhar, seguir e ser feliz na rotina dos dias. Mas se olharmos, arriscamo-nos a ver e fica a felicidade perturbada.

quarta-feira, outubro 10, 2012

Mintam-lhes que eles gostam

The pervasiveness of campaign lies tells us something we’d rather not acknowledge, at least not publicly: On many issues, voters prefer lies to the truth. That’s because the truth about the economy, the future of Social Security and Medicare, immigration, the war in Afghanistan, taxes, the budget, the deficit, and the national debt is too dismal to contemplate. As long as voters cast their votes for candidates who make them feel better, candidates will continue to lie. And to win.
em http://blogs.reuters.com/jackshafer/2012/10/09/why-we-vote-for-liars/

E a ser assim, a democracia corre perigo e o populismo pode muito bem resultar. As coisas não são fáceis, mas a educação reinante diz que tudo tem de ser fácil. Por isso se inventaram as escadas rolantes e as compras a crédito.As primeiras engordam-nos, as segundas emagrecem-nos, mas a lógica é comum: à primeira vista facilitam-nos a vida. As consequências só vêem depois. E a lógica dominante é vivermos tudo como se tivéssemos chegado ao dia final. De momento satisfaz, depois pode doer.
O populismo é uma linguagem infantil que nos leva ao mundo do tudo ser possível. O sistema infantilizou as pessoas, destreinou-as de pensar que têm futuro e que, por isso, a mensagem é que podem comer o saco das gomas todo de seguida sem poupar para o próximo dia. Amanhã haverá sempre mais gomas, se lá chegarem depois da dificuldade da dor de barriga quase fatal.
Na escola adquirem-se conhecimentos técnicos para resolver os problemas das organizações e promover a geração de valor, mas, cada vez mais, convencem as pessoas da inutilidade da literatura ou da filosofia. Pensar é perda de tempo, que a vida vai demasiado rápida para se desperdiçar o prazer imediato, enquanto se pensa o futuro. Ser deixou de ter qualquer importância ao lado do ter todo poderoso.
Por tudo isto, mais vale sem enganado desde que não doa, a ter as dores da verdade. Dos que não pensam é o reino dos céus, para que a alguns possa ser dado o privilégio do céu na terra.
Mas a economia é complexa, na verdade, porque tem por objetivo a geração de valor, o crescimento e não a satisfação das necessidades gerais. Segundo a doutrina dominante a natureza dos homens é a ganância.
E os resultados  da reflexão pós revolução industrial e algumas guerras (o Estado Social nas suas várias dimensões de Segurança Social, Educação e Saúde para todos) são agora postos em causa pelas forças da ganância. Mais lamentável do que tentem fazer isso, é não haver uma exposição séria, adulta das realidades por parte dos que não alinham no pensamento da ganância dominante. Possuídos que também estão da ideia da facilidade, procuram ignorar a realidade e não a discutir com profundidade, atirando populisticamente com os argumentos da espuma da facilidade, convencidos que é dessa forma que chegam ao poder. Até poderiam chegar em tese, mas de nada lhes serviria porque teriam também de desdizer o que prometeram.

Islândia



Levados a ignorar.

terça-feira, outubro 09, 2012

Soprar, soprar

Não discute adjetivos, nem substantivos diria eu.
Num dia é a TSU que tudo resolve, depois é um enorme aumento de impostos, mais à frente talvez não seja enorme, quem sabe só grandito se reduzirmos na despesa. Qual a que vamos pagar (saúde, educação, etc) pagando os seus amigos menos impostos enormes?
O desgoverno vai grande, à deriva. Cabe-nos a nós soprar as velas que eles à deriva já rodopiam. Só mais um esforço expiratório e já não piam mais.

Vitória

Mais seis anos.
Digam que foi a vitória mais escassa de sempre, que o opositor progrediu bastante, digam o que lhes apetecer,  ele venceu. E têm vencido os venezuelanos mais pobres ao longo destes anos.

segunda-feira, outubro 08, 2012

Um tédio enorme, o maior tédio

A suprema realização de alguns governantes seria não ter povo, mas apenas a maior folha excel do planeta. Isso, despedir o povo, pela emigração, pela aniquilação se necessário, para acabar com tudo o que pudesse por em causa a construção dos belos cálculos da folha de excel. As olheiras cada dia maiores pela falta de dormir, mas o objetivo quase alcançado. Os incrementos da receita, as reduções da despesa e voilà, o saldo positivo sempre a crescer, todos os anos. Realizados, preparam-se para avaliar a realização de tão magnífico orçamento com um enorme aumento de impostos. Estava nisto, entretido o ministro e mais alguns seus acólitos superinteligentes, quando alguém lhes disse baixinho olhem que já não há povo, o país acabou. Merda, logo agora que a nossa superinteligência tinha produzido cálculos tão brilhantes! Para que serviu tanto trabalho perfeito, tantas horas de sono desperdiçado. Sem dúvida, esta gentinha ignorante que parecia tão bem comportada, o melhor povo do mundo, não merece tais governantes tão inteligentes.
Que não os merece é verdade, falta só que os dispense. Até pode ser com carta de recomendação dirigida à patroa alemã para que lhes dê trabalho por lá.

domingo, outubro 07, 2012

Canções

No meio das arrumações sempre encontramos dentro da pilha dos esquecidos alguma coisa que faz parar. Parar para relembrar e gozar o que afinal ainda não mudou. Desta vez encontrei «Canções com História» e fiquei ali a ouvi-las. No país do desencanto, recordei o que foi um país encantado e  cantado. Lá estava a Trova do vento que passa 

(Mesmo na noite mais triste
em tempos de servidão
há sempre alguém que resiste
há sempre alguém que diz não)

A cantiga para os que partem

(Este parte, aquele parte
e todos, todos se vão...)

O que faz falta

(o que faz falta é avisar a malta
o que faz falta
o que faz falta é dar poder à malta
o que faz falta)

 e outras tantas outras com que se passa uma boa parte da tarde. Há algo que foi interrompido mas sempre está pronto a ser retomado, porque há mais canções a fazer.

sexta-feira, outubro 05, 2012

Para a galé

Versos de José João Cochofel

"Sem frases de desânimo,
Nem complicações de alma,
Que o teu corpo agora fale,
Presente e seguro do que vale.

Pedra em que a vida se alicerça,
Argamassa e nervo,
Pega-lhe como um senhor
E nunca como um servo.

Não seja o travor das lágrimas
Capaz de embargar-te a voz;
Que a boca a sorrir não mate
Nos lábios o brado de combate.

Olha que a vida nos acena
Para além da luta.
Canta os sonhos com que esperas,
Que o espelho da vida nos escuta."

CANTA
CAMARADA
CANTA

Andam escondidos na galé os ratos devorando o que resta no fundo dos porões. Escondidos porque o mar começa a ficar revolto, as ondas altas e cada vez mais frequentes. Julgavam-se abrigados mas a fúria grita mais forte e já lhes invade o esconderijo. O grito é, para a galé com eles, que foi esse o caminho que escolheram. 
É impossível passar ao lado da tempestade que se vai levantando e a bem ou a mal se abrirão os palácios ao povo. (Eu adoro esta linguagem retro do futuro)

quinta-feira, outubro 04, 2012

De desculpas já estou farto...

O Sporting perde e o presidente vem pedir desculpa aos sócios. No parlamento, Seguro pede a Passos que peça desculpa aos portugueses. Subitamente anda toda a gente a pedir desculpa e um destes dias teremos mesmo que pôr os portugueses que elegeram estes governantes a pedir desculpa aos que, prudentes, o não fizeram.
Mas atenção que pedir algo não é automaticamente obter oque foi  pedido. Carece da aceitação do recetor do pedido. E se o pedido não for aceite? Deve ter sido por isso que o senhor PM não pediu desculpa. Está à espera que se lhe diga, ponha-se a andar daqui para fora, emigre... sem pedidos de desculpa. Já faltou mais, não é?
Mas há que etr cuidado com as alternativas que se escolhem para que não seja necessário, em breve, voltar a pedir desculpa.

Inquietação

Compro o bilhete de cinema no telefone. Chego a sala e só encostar o telemóvel num retângulo vermelho e tudo fica validado. Entro e vejo a fita tranquilamente semi-encantado com a facilidade. No átrio da sala verifico que existem mais umas maquinas automáticas dispensadoras de bilhetes. Este mundo cada vez mais perfeito e mágico. Nele, os bilheteiros, poderiam ganhar algum tempo de lazer. Contudo, o mais provável e que percam o emprego ou fiquem, exclusivamente, a vender pipocas. Ou passem a fazer maquinas de vender bilhetes.
Um pouco inquietante, perturbador da tranquilidade que me apetecia ter quando fui ver o ultimo filme do Woody Allen.
Já nem nas pausas de lazer se pode estar sossegado.

segunda-feira, outubro 01, 2012

A fábula do modelo fabuloso

Imagine-se um modelo de desenvolvimento em que uma minoria, durante 10 anos, consegue, liderando com os seus saberes os processos, crescer a um ritmo de 10 por cento ao ano. Números redondos no fim do período o seu valor foi acrescentado para o dobro. Na mesma altura, uma esmagadora maioria, aproveitando o modelo que criaram os líderes, cresceu a 1 por cento ao ano, porque sempre do crescimento aproveitam os súbditos. Curiosamente, a riqueza produzida (a que permitiu o crescimento de 10% e o seu benefício de 1%) saiu-lhes do trabalho dos seus braços. Como paga cresceram em 10 anos o que os outros cresceram num ano. E todos ficaram mais ricos, uns 10 por cento, outros 10 vezes mais...
Acontece que o mundo dá muitas voltas e ao fim dos 10 anos se concluiu pela insustentabilidade do modelo tão genialmente criado e se levanta a questão de saber que fazer ao défice criado nesses 10 anos. Agora é preciso pagar!
Como se organiza o pagamento?
Parece que não vale a pena cobrar à minoria que cresceu a 10 por cento ao ano. Enganaram-se, mas foram eles que fizeram crescer os outros e já gastaram uma parte substancial do que foi ganho. Por isso, a justiça manda que seja a maioria que cresceu excessivamente a 1%, quem deve pagar a fatura. Até porque a receita do crescimento da minoria se esfumou nos tempos e é «irrecuperável».
No final, nem sequer é necessário que alguém vá preso, porque tudo está bem quando acaba em bem. Vamos deixar que acabe ou vamos fazer a cobrança justa?
E, depois de feito o pagamento, vamos brincar de novo ao processo que faliu, porque este é o fabuloso modelo certo de desenvolvimento. Este é um modelo superinteligente, que os ignorantes não conseguem entender. Que gente ingrata que não segue os iluminados líderes!