domingo, outubro 31, 2010

Deixem os velhos descansar

É frequente ver sobretudo nas companhias de aviação americanas velhas hospedeiras arrastando uma actividade que a necessidade lhes impõe, mas de que a vida as deveria poupar. Aliás, é uma realidade que já observara noutras actividades, mas que, na minha inocência, associava a participações em actividades de voluntariado e não de coacção social.
Mas, neste voo da US Airwais não é disso que se trata, mas de uma sórdida obrigatoriedade que o liberalismo vai impondo ou como diz o Coelho com passos de veludo, as garantias do Estado existem enquanto forem economicamente viáveis. Refere-se ele, é claro, às garantias das pessoas, que não às da Banca que garantidamente não terá nunca risco de falência. Realmente, os recursos não são ilimitados e há opções na forma como os distribuímos. Opções de classe, era assim que se dizia num conceito dito passado de prazo, mas que permanece, na verdade, completamente actual.

sábado, outubro 30, 2010

De partida

Poderá ser que sejam os meus olhos ainda mal acordados às seis da manhã, mas mesmo depois da tentativa de os estimular com o café do aeroporto, eles continuam a perceber que não há nos que por aqui andam os mesmos risos nem muito menos os abraços que se encontram na zona das chegadas. Como se existisse uma dificuldade de sair de um lugar onde, realmente, se pertence ainda que esse sentimento tenha, garanto, excepções. Mas mesmo não pertencendo a  um lugar, a uma pátria, o aconchego da pertença continua presente no apego da pertença a uma causa, o que pode ser uma sensação mais solitária, porque menos comungada com um grupo de partilha. É aí que pertenço com a minha impossibilidade de sentir a ideia de pátria. Deve ser por isso, que as partidas não me custam.

sexta-feira, outubro 29, 2010

Certezas de médico

Com o passar do tempo, a maior certeza que se aprende é que a incerteza e a surpresa são a regra desta profissão. Não nas grandes séries onde a tendência para a normalidade gaussiana é uma inevitabilidade, mas nos casos concretos, onde sempre é possível morar-se nas franjas e nos outliers. Por isso, frente ao doente individual e à medida que cá andamos há mais tempo, temos que ter sempre a dúvida e não a arrogância da verdade matemática própria de médicos jovens. Essa é uma das grandes lições que o tempo ensina e uma mensagem necessária para transmitir aos mais novos que connosco se cruzam. Esta é uma profissão de incertezas e dúvidas metódicas e nunca de verdades absolutas que só a arrogância ignorante de alguns pode exprimir. Há um equilíbrio complexo entre o bom-senso que a matemática ensina e o reconhecimento da excepção à normalidade, com a realidade sempre presente de que o erro é inevitável e simultaneamente inaceitável porque, ao contrário dos jogos, aqui só há uma vida. Por isso esta profissão é tão aliciante se não houver a cedência ao charlatanismo da infalibilidade, infelizmente existente nalguns dos seus praticantes. Mau é haver quem a use para a sua afirmação pessoal e ponha em causa a dúvida necessária. Nesse caso melhor fora que fossem matemáticos, gestores ou tivessem outras profissões onde o substrato com que se lida não fosse a vida. Por isso, ser-se médico é uma vida inteira.
Depois há também uma imperiosa necessidade de fugir à tentação do raro e do que não dá esperança aos doentes. É fútil e apenas revela um prazer doentio de alguns praticantes, que sobrepõem o gozo pessoal da sua promoção, aos bons resultados para os objectos da sua actividade.

quinta-feira, outubro 28, 2010

O Baile do Alterne

No país pequenino é assim: enquanto uns se dedicam ao baile mandado, os outros optam pelo Vira, de um lado para o outro de forma a ficar sempre no mesmo lugar. Aí estão hoje as sondagens a mostrar que agora se roda para a Lapa virando as costas ao Rato e daqui a uns tempos logo se rodará ao contrário, que este povo gosta é do alterne. O maior problema é que esta gente toda não tem memória e pode votar. Mudam a cruzinha e queixam-se, porque esse é o seu fado. Ficam satisfeitos e vão ao fundo lentamente, que nem submarinos os hão-de salvar.

terça-feira, outubro 26, 2010

Voto contra


Está na hora de ficar farto da desesperança e dos prognósticos acertados sobre o passado  dos sábios economistas, que nunca se cansam de mostrar como a Economia tem regras que explicam toda a catástrofe a que se chegou, sem terem tido há uns anos atrás a mais pequena inspiração na previsão do desastre que agora tão bem sabem explicar. Esta cultura não serve, porque é pouco culta, não tem reflexão nem método analítico. E até mais do que cultura, a carência agora é de sonho, de inspiração, daqueles sentires que antes de acontecer já sabiam e anunciavam:


Que o poema seja microfone e fale
uma noite destas de repente às três e tal
para que a lua estoire e o sono estale
e a gente acorde finalmente em Portugal

É de novo o tempo de subjugar a economia à Poesia, porque é pelo sonho que vamos.  E depois de acontecer, logo os economistas explicarão o passado, na sua impotência de traçar rumos para o Futuro. Da mesma forma que o microfone falou e houve um acordar numa madrugada de Abril, também agora é necessário sair deste unanimismo controleiro que nos oprime a vida e come a esperança. Há, seguramente, mais vida além da economia.
Neste momento, não é possível a cobardia da crítica fácil e da não participação. É hora de optar entre o que há, quando nos não propomos como opção e perante a ementa disponível, a decisão está tomada sendo inúteis as reservas que sempre haverá, porque os mundos e as pessoas não são perfeitos, mesmo que a opção seja sobretudo um voto de protesto contra o cálculo e  a manha da economia.
Que seja até um voto contra Cavaco, mas leve-se Alegre a Presidente!

domingo, outubro 24, 2010

Frutos

Na aparente calmaria, há um constante sobressalto dos elementos, nada desaparece e tudo se transforma. Aqui do aparente lixo nascem frutos. Estes foram os primeiros, com expressão e visibilidade. Inesperados, chegaram um destes dias e merecem o registo que aqui se deixa.

sexta-feira, outubro 22, 2010

:)

Segundo ouvi foram mais de 300000 páginas digitalizadas por um grupo de entusiastas em actividade de fim de semana e de borla!! Assim, Pessoa é dado ao mundo. Ainda há imaterialidade nas acções de alguns. Obrigado, sabe bem saber destas coisas!

Risco Sistémico

Não é preciso ter-se uma inteligência superior e basta estar de ouvidos abertos às explicações dos nossos sábios economistas, para se compreender que o Estado Social, tal como o temos actualmente, é insustentável. Percebe-se bem que o Estado (o do Sistema, o não o Social) não pode oferecer o que não tem, isto é, se não tem receita não pode pagar. É essa a regra que o domina. Mas mais uma vez se confirma o provérbio e também esta realidade tem uma excepção: mesmo não tendo dinheiro, temos a certeza que é coisa que nunca faltará quando algum banco tiver alguma dificuldade. Houve um incêndio no BPN e foram queimados mais de 5 mil milhões de euros. Logo, o Estado acudiu a essa catástrofe social e salvou-nos do risco sistémico. Esta coisa do sistémico tem que ver com o Sistema, não é?  O Risco Sistémico deve ser continuarmos a viver sob as regras do Sistema.

quinta-feira, outubro 21, 2010

Elogio do holocausto

Ao lado do empreendedor privado explorado pelo Estado vivem os novos judeus que directamente os sugam e que justificarão ao seu olhar um extermínio sem piedade. Está na hora de ser feita história e purificar o ambiente eliminado essa corja parasitária que agora se percebe ser a causa de todos os males: os funcionários públicos, os novos judeus.
Se o país avança deve-o às parcerias público-privadas, isto é, à iniciativa empreendedora dos privados paga pelo Orçamento do Estado, que lhes garante o negócio sem risco. De outra forma era a paralisia.
E que seria de nós se o Governo não recorresse  aos pareceres técnicas dos especialistas do sector privado? Certamente, comprariam (mesmo assim é o que se viu com os submarinos)  gato por lebre e as pontes cairiam no dia seguinte ao da construção. E não foi o sector Privado da Saúde, em grande progresso recentemente,  que reduziu a mortalidade infantil da forma que aconteceu nos últimos 30 anos? Mas, sem dúvida o ponto alto da reforma seria a substituição dos funcionários das Finanças por uma confederação patronal qualquer que aplicaria os impostos, em especial sobre os rendimentos de quem trabalha, reduzindo a carga fiscal dos empreendedores. Aí estaria quase realizado o Céu. Faltaria apenas criar um Governo também privatizado (não é preciso que o sistema de alterne já nos garante naturalmente essa realidade).
 Sim, liquidar todos esses judeus, é o desígnio maior desta febre nazi-fascista anti-Estado, purificando a raça dos empreendedores. Acabe-se com a estruturação, a regulamentação, a organização e deixe-se fluir o Mercado. Promova-se a instabilidade, a insegurança, a precariedade. Que os mais aptos  devorem sem piedade os menos capazes e os tornem seus escravos e para sempre seja proibida a palavra solidariedade. Força, que os ventos deste progresso encham as velas da Nave dos Loucos em direcção ao Caos.

terça-feira, outubro 19, 2010

Ensinamentos de França

E quando o mundo for feito para as pessoas e não para o lucro do poder financeiro, será provavelmente assim.

Allons enfants de la Patrie,
Le jour de gloire est arrivé!
Contre nous de la tyrannie,
L'étendard sanglant est levé, (bis)
Entendez-vous dans les campagnes
Mugir ces féroces soldats?
Ils viennent jusque dans vos bras
Égorger vos fils, vos compagnes!
 
Aux armes, citoyens,
Formez vos bataillons,
Marchons, marchons!
Qu'un sang impur
Abreuve nos sillons!

Morto súbito

A primeira reacção deve ser de surpresa, porque não é de todo esperado ser-se, de repente, um morto súbito, sem aviso, sem a surpresa de um diagnóstico e a ilusão do êxito de uma quimioterapia, por exemplo. A seguir deve aparecer uma enorme sensação de injustiça por se não perceber a razão da escolha, quando afinal há por aí tanto filho da mãe a quem poderia ter saído esta sorte. Esta injustiça deve acompanhar-se de irritação e revolta contra o mandante da coisa. E de frustração porque, na verdade, ali chegado já nada se pode fazer para evitar a situação. Nem já há tempo para dar os beijos que faltaram dar!
Mas, quase de certeza, haverá também lugar para a reflexão sobre as opções, os caminhos que se escolheram e todas as oportunidades que se perderam, porque se apostava numa vida mais longa,  sempre adiada, que justificava os sacrifícios e os sapos a engolir, porque depois é que ia ser. Este logro deve ser o mais difícil de digerir, porque, na aparência, era o único que poderia ter sido controlado se tivesse sido feita a aposta no cavalo certo. Deve dar uma vontade enorme de berrar para os amigos que se deixaram por aí: mandem tudo às urtigas, porque a vossa vida é hoje! Mas valerá a pena esse grito? O mais provável é que eles não acreditem na sabedoria de um morto súbito, porque o sonho é imprudente, mas comanda a vida. É o engano que seduz os homens, de tal forma que entregaram a propriedade do futuro a um Deus qualquer, satisfeitos que ficaram com a ilusão da posse da vida. Tanta ilusão e impotência!

segunda-feira, outubro 18, 2010

Esperança

Sempre tenho alguma admiração e esperança pelos franceses. Por estes que têm um ar de República nos olhos.
Curiosamente, andam escondidos nos pasquins e televisões da terra, mas já dizem que Maio pode voltar a ser possível

Défice de vida


Na cidade grande, na pressa dos dias cada vez mais escassos pela jornada de trabalho que não pára de crescer, na urgência de chegar, ninguém sabe onde nem para quê, porque as viagens cada vez têm menos um sentido e são apenas mais um destino, um objectivo, um visto que se coloca no quadrado da verificação dos deveres. São curiosas estas câmaras que enxameiam as cidades e deixam memórias dos instantes, que aos humanos foram roubados. Primeiro, foram os bons-dias!, boas-tardes!, que sumiram. Agora até os olhares deixaram de ver nestes locais movimentados, onde vai tudo em grande correria. Mas que pressa é esta, oh gentes, que cega a realidade ali ao lado? Já só há olhos para as imagens virtuais, para a realidade da TV, que a outra, a realidade verdadeira foi comida pela cegueira. Na pequenez da dimensão dos corpos que se movem, quase que sinto a presença dos fios que os suspendem e deslocam. Como num teatro de marionetas, também estes bonecos seguem suspensos pela invisibilidade dos cordéis que os movem, sem vida real. A isto estão reduzidos. Isolados, perdidos e cegos, sem vontade, vão com o destino, mas sem rumo. Cruzam-se com a realidade, mas a cegueira já não os deixa vê-la.
Há também um que sentado terá ouvido a gritaria da discussão e o som do corpo a estatelar-se no chão. Automaticamente, passados uns instantes, levanta-se e segue o seu caminho, na tranquilidade do seu vácuo nem olhando, por curiosidade, a enfermeira romena que morreu na superfície da cidade, em pleno dia, perante a distracção dos que passavam depois de um conflito miserável provavelmente ditado pela pressa de ter um bilhete. Este é o défice de vida, infinitamente mais grave que os outros que nos vão vendendo de forma obsessiva nos dias de agora.

quinta-feira, outubro 14, 2010

PDCA

Olhando alguns dos serviços existentes sou forçado a concluir que obedecem efectivamente a uma estratégia de  subordinada ao princípio PDCA. Não, não me refiro à melhoria contínua da qualidade que Deming ensina, mas apenas à tese que afirma Porque Devemos Continuar Assim. Realmente se liderados por chefes que chegaram onde estão porque o sistema é o existente (e havendo sérias dúvidas que lá estivessem se o rigor fosse a regra), por que raio se esperaria que agissem de outra forma? O seu objectivo estratégico para o Serviço está atingido, por isso defendem o seu PDCA com toda a energia que têm. Deles, mais se não pode esperar.

quarta-feira, outubro 13, 2010

Ainda há notícias boas?

Hoje foi um dia grande no Chile. Trinta e três homens foram arrancados do buraco negro que os tinha engolido. Um dia grande no mundo também, porque 33 vidas foram resgatadas sem olhar à relação custo-benefício da sua libertação. E é tão raro encontrar exemplos deste desprendimento material e da valorização da vida humana. Um dia que só não é tão grande porque noutros sítios muitas 33 vidas vezes n são desvalorizadas e morrem anonimamente perante a indiferença do mundo. Já deixei de fazer contas, mas 30 e tal eram os mortos diários no Iraque depois da «libertação». É o contraste entre a terra que pare e a terra que sepulta, entre o valor do homem e valor do petróleo. No meio das trevas, soube-me bem esta luz ao cimo do túnel numa montanha que pariu 30 e tal vidas. E o mais incrível é que foi notícia, mesmo não sendo tragédia. Um quase milagre a 13 de Outubro.

Professor na sala dos alunos

Custou-me, apesar de tudo, um pouco a cena deste almoço. Na mesa corrida, o velho professor comia sozinho na sala agitada e cheia dos novos alunos. Mastigava devagar com ar pesado, possivelmente, interiorizando a sua nova solidão e constatando a fugacidade do poder que teve. Ele que se terá julgado grande e eterno nalguns instantes do passado, estava ali no confronto com a nova realidade do seu anonimato. Por que terá ido ali almoçar? Talvez uma romagem de saudade, mas possivelmente à procura de algum sorriso de gratidão, que é isso que sempre se busca pela vida fora. Não calhou, nenhum dos seus ex-colaboradores por ali passou numa coincidência que lhe teria adiado a azia do olhar vago pela sala. Mastigava, aparentemente, sereno, mas obviamente inquieto. Os seus touchpoints nunca foram tão vazios e as vénias académicas sumiram para outros. Mastigava lentamente. Procuraria a obra, algum sorriso de uma mãe agradecida ou estaria simplesmente descrente pensando se terá valido a pena ter estado naquela casa de que um dia se achou pilar? Sempre me desperta alguma nostalgia este regresso, que suponho dever-se à ausência de raízes a outros lugares e realidades. A solidão sem pontos de contacto... nem regresso.

terça-feira, outubro 12, 2010

Sobre a cobardia

Há também um limite para a resiliência e ultrapassado esse ponto, os materiais quebram sem piedade. Plim, é a fractura indomável. Mas há também limites para a decência e isso é que me impede de aceitar como intelectualmente honestos os revolucionários do mal menor. Ainda se entende que os reaccionários apoiem este caminho e até que queiram mais, porque ainda acham poder ir-se mais além no esticar da corda. É da sua natureza. Cumpre-nos mostrar que estão errados. Agora, que o aconchego mesmo do pequeno poder, quebre a coluna de alguns é que não consigo entender. A cobardia do fim do caminho não serve de desculpa, apenas destapa a cobardia moral da sua essência. Há estes momentos na História em que saber o lado em que se está é determinante e não chega dizermos, estou deste embora o meu coração esteja do outro, porque é arriscado pôr a bomba contra o organismo: morrerão os dois.

segunda-feira, outubro 11, 2010

É o poder, estúpidos!

É curiosa esta reflexão sobre a forma de entrevistar banqueiros e políticos. Curiosa porque reveladora da escala do Poder. A pirâmide do capitalismo que reproduzi num texto recente mudou efectivamente. Nos dias de agora no cimo da pirâmide está a Banca e o Poder financeiro, logo abaixo o Poder dos Media (controlado economicamente pela cúpula da pirâmide), depois virão os Políticos (obedientes ao Poder Financeiro e dos Media que fazem a chamada Opinião Publicada). Logo abaixo vem a anestesiante indústria do Entretenimento (o novo ópio do Povo) e as Forças desta Ordem, dominadas pelos níveis superiores. Uma visando levar o Povo às boas, derrama emoções desportivas e histórias de socialite para que o sonho e a perseguição da cenoura se mantenha activo; quando as coisas se não controlam devidamente desta forma, recorre-se então ao bastão e jacto de água. Nos dois níveis inferiores estão a Classe Média, ávida de comer as migalhas que de cima vão caindo e sugada mais ou menos consoante as épocas pelo real poder financeiro e finalmente, no fundo, quem faz as coisas (este grupo está cada vez mais constituído por asiáticos e indianos e por pequenos grupos de «dispensáveis» no mundo ocidental). Fora da pirâmide, porque já lhes foram sugados os recursos que em tempos os tornavam interessantes e porque não existe pachorra para a corrupção e ainda há uma vaga esperança que a malária tome definitivamente conta deles, os Africanos, que passaram de dispensáveis a dispensados.
Não é pois de admirar que, pela posição ocupada neste esquema, os «jornalistas» sejam reverentes com os banqueiros e maltratem os políticos. É o poder, estúpidos. Os políticos cada vez mais convertidos em testas de ferro do verdadeiro poder (oculto para melhor dominar) e, quem sabe, inspirado por um Deus supremo. Um regresso inesperado a um Absolutismo de trevas, ainda sem o despertar de um novo Iluminismo. Mas a história continua...

domingo, outubro 10, 2010

Guerra e Paz


Andando por arquivos de fotos, encontrei  esta, perdida, feita num memorial de guerras em Washington. Colori-a de preto e branco, porque assim é a Guerra e a Paz e ficava mal o verde do arvoredo. A celebração da guerra sempre me confunde, pelo que achei feliz ter encontrado aqueles dois repousados no banco do jardim A vida é, muitas vezes, feita de instantes, de olhares ou até de coincidências contrastantes que só mais tarde se tornam aparentes. Preciso é continuar a olhar e voltar a ver não passando nunca ausente pela existência fugaz das pressas do tempo.

sábado, outubro 09, 2010

É a luta de classes, estúpido!

Como dizia a velha cantiga, é necessário, imperioso e urgente informar, avisar toda  malta... que por inércia e derrota se arrasta por aí na sobrevivência.
Em vez de, por rotina, ler o Expresso e ouvir de forma apática toda a doutrina económica dos sábios da terra e porque a história está longe de ter chegado ao fim e precisa ser mudada,  propõe-se:


What Classless Society?

The so-called growing rich-poor gap in “classless” America is a euphemism for the existence of an accelerated class struggle against American workers and the poor by a relatively small minority that possesses or has access to great wealth and power.
The Census Bureau reported September 24 that the income differential between rich and poor Americans was greater in 2009 than any time since such records were kept.
Another Census report two weeks earlier revealed that America’s largest year-to-year increase in poverty took place in 2009, although its estimate of 43.6 million people living in poverty is considered a serious undercount based on outmoded measurement criteria. Young workers and children are fast falling to the bottom of the heap. The biggest poverty jump last year was among 18 to 24 year old “less-skilled” adults, and 20% of our children live in poverty.
The Associated Press reported September 28, “The top-earning 20% of Americans — those making more than $100,000 each year — received 49.4% of all income generated in the U.S., compared with the 3.4% earned by those below the poverty line, according to newly released Census figures. That ratio of 14.5-to-1 was an increase from 13.6 in 2008 and nearly double a low of 7.69 in 1968.
A different measure, the international Gini index, found U.S. income inequality at its highest level since the Census Bureau began tracking household income in 1967. The U.S. also has the greatest disparity among Western industrialized nations in the Organization for Economic Cooperation and Development.
Following are some recent statistics and statements that show how wide is the chasm between the upper class and the rest of American society, from the poorest of the poor through the working class and middle class.
(Note in following paragraphs the difference between “income,” meaning what you earn each year, and “wealth,” meaning income plus assets — assets being everything you own, from your house, car and furnishings to all your property, savings, stocks and bonds, yachts, jewelry, etc.
According to the Wall St. Journal, a 2008 study of wealth in the United States found that the richest .01% (that’s one-hundredth of one percent, or 14,000 American families) possess 22.2% of the nation’s wealth. The bottom 90%, or over 133 million families, control just 4% of the nation’s wealth. The remaining top 9.99% made ends meet with what’s left, 73.8%.
David DeGraw also has written that “a recent study done by Capgemini and Merrill Lynch Wealth Management found that a mere 1% of Americans are hoarding $13 trillion in investable wealth…and that doesn’t even factor in all the money they have hidden in offshore accounts.”
A recent report by Ray B. Williams points out that “The U.S. Census Bureau and the World Wealth Report 2010 both report increases for the top 5% of households even during the current recession. Based on Internal Revenue Service figures, the richest 1% have tripled their cut of America’s income pie in one generation. In 1980 the richest 1% of America took 1 of every 15 income dollars. Now they take 3 of every 15 income dollars…. Income inequality has been rising since the late 1970s, and now rests at a level not seen since the Gilded Age (1870 to 1900), a period in U.S. history defined by the contrast between the excesses of the super-rich and the squalor of the poor.”
According to Paul Buchheit of DePaul University “In 1965, the average salary for a CEO of a major U.S. company was 25 times the salary of the average worker. Today, the average CEO’s pay is more than 250 times the average worker’s.” The New York Times reported March 31, 2010, “Top hedge fund managers rode the 2009 stock market rally to record gains, with the highest-paid 25 earning a collective $25.3 billion, according to the survey, beating the old 2007 high by a wide margin.” The annual GDP of nearly 90 UN member nations is lower than what these people took home last year. The highest paid manager on the list was David Tepper of Appaloosa Management, who made $4 billion last year.”
Year 2009 may have been an economic disaster for a record number of Americans, but the U.S. billionaire caste — and millionaires as well, of course — had an excellent year. According to Forbes magazine, 2009 “was a billionaire bonanza,” with Bill Gates profiting by $13 billion (enlarging his wealth to $53 billion), and Warren Buffett getting $10 billion richer (increasing his fortune to $47 billion).
There are 1,011 billionaires in the world (40% are Americans) with an average net worth of $3.6 billion — a relative trifle more than the “wealth” possessed by the bottom half of the entire world population.
Throughout their lives, average Americans are taught by their school, church and corporate mass media that theirs is a classless society, and that the notion of classes, class struggle, or class war is just left wing propaganda.
Differences in income are acknowledged — but it is claimed that since upward mobility and attainment of the American Dream are available to everyone if they work hard enough, there is only one class despite gradations in wealth. It’s called the middle class, presumably with statistical subsections for the very rich and very poor. But the “dream” and upward mobility have never been available to everyone, and over the last three decades have been substantially reduced for many new generations of working families.
How often do you hear the politicians of the two ruling parties or the government they administer referring to the working class, lower middle class, the lower class or the upper class and the ruling class?
In America, virtually everyone seems to be lumped into the middle class if they are earning between $25,000 and $250,000 a year, which is a preposterous parody of real class relations. Representatives of these two income variants have little to nothing in common except the class to which they appear to have been assigned.
The millions living in poverty are called “the poor” and are in the public mind often blamed for their own plight (lazy, shiftless, ignorant). The very rich are called the “top 1%,” and the simply rich are termed the “top 10%,” and are often admired and thanked because they create the jobs that prevent the inhabitants of the middle class from falling into the ranks of the poor.
For the past three or four decades the upper class and its agents have been accelerating a campaign against the wages and living standards of the working class/lower middle class and more recently the middle class as well, pushing more and more people into the lower classes. One example of this is that wages no longer correlate to productivity increases, as they did in the first three decades after World War II; another is the erosion of progressive taxation.
In addition, the influence of wealth on the White House and Congress has seen to it that hardly any significant social service legislation has come out of Washington for 40 years. President Obama promotes his health care legislation as a major progressive achievement, but this apex of the current administration’s social contribution is to the right of Democrat President Harry Truman’s proposals in 1948 and Republican President Richard Nixon’s program of 1972. Truman and Nixon failed, and there has been such political regress over these decades that Democratic Party programs now emanate from the center/center-right.
The problem isn’t just the disproportion of money in the hands of a small minority while the standards of most American families are eroding, but it is what’s done with all that money. It elects Presidents, governors and mayors in most of the major cities. It elects members of the House and Senate and state legislatures. If you have millions to spend without batting an eye, you have political clout in America, often decisive clout, and it’s principally deployed to further the interests of the “haves,” as opposed to the “have nots.”
This is what is meant by class war, and it seems to be waged these days only by the top 10% (the upper class) that controls 96% of the wealth against the 90% (working class to middle class and lower class) which controls 4%. The bottom 50% by the way accounts for a pathetic 1% of America’s wealth.
Isn’t it time for the “bottom” 90% to stand up, fight back, and claim their share?


Mas será neste pântano que queremos, realmente, viver? Não, não é o governo, o sócrates nem o ministro das finanças (com minúsculas para ser condizente com a realidade que são), a culpa de tudo isto. Isto é o sistema, a culpa é do sistema! Há que entender a mentira deste modelo de desenvolvimento agora, como já se entendia no passado. Isto não pode continuar a ser tolerado:

sexta-feira, outubro 08, 2010

Euromilhões

Quanto vale um instante de esperança, um sonho quase irrealizável, mas remotamente possível? Depois de entregar o papel há, pelo menos instantaneamente, um período em que tudo é possível, mesmo que, depois, a razão mostre que a probabilidade do possível é  infinitamente pequena. Mas nota-se algum brilho nos olhos que  ainda há pouco estavam completamente apagados pelo simples facto de momentaneamente se ter conseguido afastar a racionalidade e caminhar pela emoção. Mais logo se perceberá que as cruzinhas foram colocadas caprichosamente no quadrado do lado e que «foi por muito pouco» e «que azar», que se esteve mesmo perto. Pronto, uma vez mais, cumpriu-se a sugestão que a razão ditava, mas, ainda assim, soube bem ter aquele instante de esperança, porque a racionalidade é o cinzento dos dias e são as emoções que os tornam coloridos.

terça-feira, outubro 05, 2010

Refundar a República


Andam os tempos confusos e está em curso um novo golpe, não de Estado que isso era contra os princípios dos executantes, que visa acabar com a República (do latim Res publica, "coisa pública") e instaurar uma Resprivada(?).
A diferença é que o poder na «coisa comum» é exercido pelos representantes eleitos pelo Povo de acordo com a sua vontade, na Resprivada, o poder advém de agências de rating e dos Mercados, que impõem as leis aos representantes do Povo que se prestam à sua execução. As decisões não são democráticas, porque quem as dita não foi eleito e emanam da verdade única do Liberalismo visando satisfazer a sua sobrevivência e os interesses dos grupos dominantes. É o totalitarismo da ganância que incita ao fim do Estado, da solidariedade e ao triunfo da selva.
Começa a ser tempo de refundar a República.

segunda-feira, outubro 04, 2010

Rumo ao caos

Embora a definição de imposto da Wiki reze que Imposto é uma quantia em dinheiro, paga obrigatoriamente por pessoas ou organizações a um governo, a partir da ocorrência de um fato gerador, calculada mediante a aplicação de uma alíquota a uma base de cálculo., na prática imposto é a diferença entre a receita que se tem e o capital que fica disponível após a obrigação que nos é imposta. Por exemplo, se ganhamos 1000 e apenas depositamos no Banco 700, 300 foram-nos retirados para imposto. É pois com estranheza, que tanta berraria contra os Impostos se não traduza por igual algazarra contra o que recentemente foi feito. Considerando que a taxa se mantinha nos 30%, aos funcionários públicos acontece uma coisa curiosa: a quem ganhava 1000 foi imposta uma redução média de 5%, isto é 50, logo passa a ganhar 950, que multiplicados por 0,3 levam a um depósito de 665. Moral da história com esta retenção na fonte de 5%, o tal imposto efectivamente pago passou de 30% para 33,5%, isto é, os funcionários públicos tiveram com esta habilidade um aumento de 3,5% de imposto, em média. Passos Coelho e toda a intelectualidade economista que desfila pelas televisões aplaudem, quando ainda há dias vociferavam contra o aumento dos impostos. Meus senhores, os funcionários públicos acabam de ter um aumento de 3,5% de imposto! Com efeito quem no sector privado ganhava 1000 e recebia 700, com as alterações actuais irá receber os mesmos 700, sem ter tido qualquer agravamento dos impostos.
Os funcionários públicos foram discriminados em relação à generalidade da população ou seja foi criado um imposto que apenas os afecta a eles! Ao menos os impostos eram dantes iguais para todos, mas com esta proposta do Governo a coisa mudou. O que mais revolta não é o aumento dos impostos (se vivemos acima das posses alguma vez teremos de pagar), mas esta diferenciação entre portugueses de segunda e de primeira, pois bem mais equitativo seria que tivessem aumentado os impostos da generalidade da população, conseguindo-se dessa forma, possivelmente, que o nível mais baixo de vencimento sobre o qual incidiriam os impostos fosse não 1500 € por mês, mas algo mais elevado, ou reduzir a taxa de imposto a pagar por cada nível salarial. A receita para fazer face à dita crise até seria a mesma!!! Injusto também porque, na verdade, quem vai pagar desta vez a crise é apenas um subsector, que, com alta probabilidade, não foi quem contribuiu particularmente para o défice. Não há moralidade, por isso não pagam todos e, sobretudo, não paga quem o devia fazer. Mas será que o país funcionará sem médicos, professores, pessoal da administração públicos? Não é isto um incentivo à fuga para os privados, mais um episódio da Santa Marcha pelo fim do Estado e pelo fim da capacidade de controlo dos serviços essenciais de um país civilizado? Rumo ao caos do descontrolo que tanto santificaram e levou ao descalabro de há 2 anos? Mas esta gente não aprende mesmo...